O Governo timorense aprovou esta semana um pacote de apoio ao processo eleitoral em São Tomé e Príncipe, que inclui o envio de kits para ajudar no recenseamento dos eleitores.
Em comunicado divulgado hoje o executivo explica que a resolução de apoio foi aprovada na reunião de terça-feira do Conselho de Ministros e surge na sequência de um pedido formulado pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Governo são-tomense.
Timor-Leste vai enviar para o país vinte kits de equipamento informático e respetivo programa de software, para apoiar a organização e execução do processo de recenseamento eleitoral para o voto presidencial previsto para o início de 2016.
O apoio insere-se no acordo de cooperação celebrado entre os dois países em julho de 2014 "com vista à consolidação da paz e ao desenvolvimento sustentável do Estado de Direito".
Recorde-se que em agosto durante uma visita ao país o vice-ministro timorense da Administração Estatal, Tomas do Rosário Cabral anunciou que Timor-Leste ia dar apoio material e financeiro a São Tomé e Príncipe.
Entretanto, e também na reunião desta semana o Governo timorense aprovou uma resolução de apoio financeiro (não quantificado) aos processos referendário e eleitoral na República Centro Africana.
O apoio, nota o comunicado do executivo, "demonstra o empenho de Timor-Leste em consolidar a iniciativa do G7+ para a promoção da resiliência e desenvolvimento dos Estados frágeis".
Sem comentários:
Enviar um comentário