Guarda Costeira encontrou seis barcos à deriva a 130 km da costa da Líbia.
Na semana passada, mais de 300 morreram ao atravessar Mediterrâneo.
Dois navios mercantes e um da guarda costeira italiana resgataram neste sábado (14) ao menos 600 migrantes que enviaram chamadas de emergência a partir de barcos de borracha situados perto da costa da Líbia.
A operação de resgate é a segunda do tipo em dois dias e ocorre depois de na semana passada mais de 300 pessoas morrerem ao tentar atravessar o Mediterrâneo para a Europa.
A Guarda Costeira italiana em Roma disse que navios de resgate tinham encontrado seis barcos à deriva a cerca 130 km ao largo da costa da Líbia, depois de receber pedidos de ajuda a partir de um telefone por satélite.
Uma melhoria no clima da última semana incentivou imigrantes a fazer a perigosa travessia do norte da África para a Europa, que resultou em 3,5 mil mortes no ano passado.
As mortes na semana passada reacenderam críticas à decisão da Itália de fechar a sua operação de busca e salvamento no ano passado.
A missão "Mare Nostrum" foi substituída por uma operação de controle de fronteiras da União Europeia denominada "Triton", que tem menos barcos e abrange uma área menor.
Sem comentários:
Enviar um comentário