COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Espaço CEDEAO: ONU apoia criação na Guiné-Bissau da Rede Paz e Segurança das Mulheres




As representantes de mais de 40 grupos de mulheres participaram, entre 5 e 6 de Setembro, em Bissau, na criação formal da Rede Paz e Segurança das Mulheres do espaço CEDEAO (REMPSECAO – GB), com o apoio da ONU. A REMPSECAO - GB tem como objectivo «coordenar e optimizar as funções e as iniciativas das mulheres na prevenção de conflitos, a manutenção da paz e segurança, a reconstrução pós-conflito e a promoção dos direitos humanos, especialmente das mulheres e outros grupos vulneráveis, de modo a garantir uma paz duradoura na Guiné-Bissau», de acordo com os estatutos da organização aprovados na sua assembleia constituinte, esta sexta-feira, 6 de Setembro.

Outro dos principais objectivos expresso nos estatutos é «promover uma parceria estratégica para a equidade de género, o empoderamento e a igualdade de oportunidades entre os sexos no domínio da paz e segurança no país».

«Facilitar a cooperação estreita com a CEDEAO, a União Africana, as Nações Unidas e outros actores envolvidos no campo da paz e segurança» é também uma meta da organização.

Mais de 70 pessoas assistiram à cerimónia de abertura da assembleia esta quinta-feira, nomeadamente o corpo diplomático, o Governo, as agências da ONU e a Missão Integrada das Nações Unidas de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) que através da sua Secção de Assuntos Políticos e da Unidade de Género tem vindo a fornecer apoio étnico e financeiro à Rede.


(in:pnn)

Sem comentários:

Enviar um comentário