Mulheres em regiões afectadas por conflitos, como o Afeganistão e a República Democrática do Congo, estão procurando mais do que a ajuda humanitária e de mão-outs.
Eles querem ser capazes de ganhar o seu caminho para sair da miséria, a desigualdade e privação, mas uma série de factores sócio-culturais, econômicas e políticas tornam difícil para eles fazer isso. Eles têm algumas habilidades de mercado, oportunidades limitadas e pouco acesso aos mercados nacionais e internacionais lucrativos. Várias casas de moda mundiais, como sede em Nova York Kate Spade , lançaram iniciativas que visam ajudar a levantar algumas dessas mulheres a sair da pobreza através de uma eficaz integrando-os em cadeias de suprimentos globais para produtos específicos.No entanto, esse modelo está se tornando cada vez menos competitiva em vários países por causa de regimes fiscais e aduaneiros punitivas que tornam a iniciativa proibitivamente caro. Este artigo analisa o resultado da pesquisa realizada por centros de USIP para Género e Construção da Paz e Economias Sustentáveis em 2012, considera as implicações políticas e fornece algumas recomendações.
Embora este artigo se concentra em iniciativas da indústria da moda, o modelo poderia ser replicado em todos os setores. Fundamentalmente, essas iniciativas se concentrar em capacitar as mulheres (e comunidades) em regiões frágeis e afectados por conflitos para tornar-se integrado em cadeias de abastecimento globais de uma forma que lhes permite uma maior apropriação, a oportunidade de expansão / crescimento e um mínimo de previsibilidade. Por exemplo, o modelo Kate Spade adopta uma abordagem de ciclo de vida. Em parceria com ONGs como Women for Women, Kate Spade identifica comunidades em regiões frágeis onde as mulheres são organizados e têm alguma capacidade para produzir produtos que Kate Spade poderia vender --- tais como lenços, artigos de couro e têxteis. A empresa, então, fornece treinamento e insumos para as mulheres, que produzem os bens com as especificações pré-acordadas. Ambos pontualidade e qualidade são essenciais, por isso Kate Spade também investe em capacidade local de supervisão. Além de produzir para Kate Spade, essas mulheres empresárias poderia usar a habilidade adquirida durante o processo de expandir a produção para os mercados locais e vizinhos.
Embora este artigo se concentra em iniciativas da indústria da moda, o modelo poderia ser replicado em todos os setores. Fundamentalmente, essas iniciativas se concentrar em capacitar as mulheres (e comunidades) em regiões frágeis e afectados por conflitos para tornar-se integrado em cadeias de abastecimento globais de uma forma que lhes permite uma maior apropriação, a oportunidade de expansão / crescimento e um mínimo de previsibilidade. Por exemplo, o modelo Kate Spade adopta uma abordagem de ciclo de vida. Em parceria com ONGs como Women for Women, Kate Spade identifica comunidades em regiões frágeis onde as mulheres são organizados e têm alguma capacidade para produzir produtos que Kate Spade poderia vender --- tais como lenços, artigos de couro e têxteis. A empresa, então, fornece treinamento e insumos para as mulheres, que produzem os bens com as especificações pré-acordadas. Ambos pontualidade e qualidade são essenciais, por isso Kate Spade também investe em capacidade local de supervisão. Além de produzir para Kate Spade, essas mulheres empresárias poderia usar a habilidade adquirida durante o processo de expandir a produção para os mercados locais e vizinhos.
Alguma dessas iniciativas foi bem sucedido? Se o sucesso é medido pelo fato de que pequenos grupos de mulheres empresárias em países como o Afeganistão, Bósnia e Ruanda têm adquirido habilidades e beneficiou de oportunidades de geração de renda, então, tem havido algum sucesso.Poderia ganhar mais mulheres? Eles poderiam ser ampliados para beneficiar ainda mais as mulheres e as comunidades? A maioria das empresas envolvidas nestas iniciativas operar em um modelo de recuperação de custos parcial, o que significa que todos os lucros vão para as mulheres. No entanto, as conversas iniciais com algumas das empresas sugeriram que os custos locais são, por vezes proibitivo e pode colocar os programas em perigo. Custos locais não se refere apenas aos suspeitos do costume, a saber: a corrupção, atrasos burocráticos, conversão de moeda e da inflação doméstica. A questão mais preocupante para estas casas de moda internacionais foi o regime de tributação nos países de acolhimento. A carga tributária compreende impostos de importação sobre insumos importados (usados pelas mulheres nos acessórios de produção) e os impostos de exportação sobre os produtos acabados.
Em 2012, os centros do USIP sobre economia e sexo pesquisados perto de uma dúzia de empresas que têm projectos de empreendedorismo semelhantes em diferentes partes do mundo.Representantes de alto nível das empresas foram solicitados a descrever seus projectos, classificar os principais desafios e oferecer reflexões sobre o envolvimento futuro. A maioria das empresas têm compromissos plurianuais nos respectivos países, o que significa um empenhamento contínuo. Os produtos integrados em suas cadeias de fornecimento globais são geralmente de baixa tecnologia. E a grande maioria identificou obstáculos regulatórios e tributação elevada como os principais desafios.
Em 2012, os centros do USIP sobre economia e sexo pesquisados perto de uma dúzia de empresas que têm projectos de empreendedorismo semelhantes em diferentes partes do mundo.Representantes de alto nível das empresas foram solicitados a descrever seus projectos, classificar os principais desafios e oferecer reflexões sobre o envolvimento futuro. A maioria das empresas têm compromissos plurianuais nos respectivos países, o que significa um empenhamento contínuo. Os produtos integrados em suas cadeias de fornecimento globais são geralmente de baixa tecnologia. E a grande maioria identificou obstáculos regulatórios e tributação elevada como os principais desafios.
Porque é que a tributação tão problemático? Na sua essência, a principal razão para esta anomalia é que os governos dos países afectados por conflitos estão focados em aumentar a mobilização de receitas e racionalizar / simplificar a taxas de imposto. Isto leva as autoridades fiscais para taxar cada transacção que passa por canais oficiais pesadamente, e têm faixas de imposto que não reconhecem as necessidades especiais das empresas de brotamento na economia. A base fiscal é pequeno para começar: em parte por causa de um esforço fiscal fraco e em parte porque a grande maioria das operações de ir não tributado no sector não-formal. Consequentemente, as relativamente poucas actividades que optam por passar por canais oficiais suportar uma carga fiscal excessiva (e, sem dúvida, injusto). Existem também as formas em que o regime fiscal poderia ser insensível. O efeito líquido é que os empreendedores do sexo feminino em regiões afectadas por conflitos enfrentam desafios significativos, se quiserem ser ligado a cadeias de suprimento lucrativas em mercados globais. Esse não é o caminho para sair da pobreza, mas poderia ser um catalisador para estimular a maior empreendedorismo e oportunidades expandidas. Com regimes regulatórios / fiscal mais flexível que o modelo é escalável.
A reforma fiscal é um componente vital de reconstrução e crescimento equitativo em países afectados por conflitos. Ele reduz a atenção do governo para subsídios / empréstimos / projectos de parceiros externos e aumenta seu foco em receita gerada no país. No entanto, o caminho para melhorar a mobilização de receitas internas não é trabalhar para trás a partir de uma meta de receita e taxar as poucas entidades que podiam até que eles atinjam o alvo. Uma abordagem mais eficaz e sustentável seria a de tomar medidas imediatas para expandir a base tributária e reconhecer as diferentes necessidades de brotamento empreendedorismo. Evidentemente, as isenções fiscais nestes países afectados por conflitos criaria brechas, o que poderia ser abusadas por corrupção. Uma maneira de contornar isso é para os governos dos países onde as empresas participantes (como os que pesquisou) estão localizados para fornecer isenções / créditos que permitiriam este tipo de iniciativas para continuar durante um período de transição. Este seria um uso mais eficaz e eficiente de dólares de ajuda externa.
A reforma fiscal é um componente vital de reconstrução e crescimento equitativo em países afectados por conflitos. Ele reduz a atenção do governo para subsídios / empréstimos / projectos de parceiros externos e aumenta seu foco em receita gerada no país. No entanto, o caminho para melhorar a mobilização de receitas internas não é trabalhar para trás a partir de uma meta de receita e taxar as poucas entidades que podiam até que eles atinjam o alvo. Uma abordagem mais eficaz e sustentável seria a de tomar medidas imediatas para expandir a base tributária e reconhecer as diferentes necessidades de brotamento empreendedorismo. Evidentemente, as isenções fiscais nestes países afectados por conflitos criaria brechas, o que poderia ser abusadas por corrupção. Uma maneira de contornar isso é para os governos dos países onde as empresas participantes (como os que pesquisou) estão localizados para fornecer isenções / créditos que permitiriam este tipo de iniciativas para continuar durante um período de transição. Este seria um uso mais eficaz e eficiente de dólares de ajuda externa.
O empreendedorismo é um fenómeno complexo. Trata-se de conectar tomadores de risco, com boas ideias com capital e oportunidade. É ainda mais difícil em, países afectados por conflitos dominados por homens. Se a sociedade é convencer as mulheres que a capacitação de género é mais do que um slogan, então ele deve formar um esforço colaborativo (envolvendo o sector privado, os governos anfitriões, parceiros internacionais e mulheres empresárias), que iria minimizar os obstáculos mulheres precisam superar antes de atingir seu objectivo .
* O autor é o Dean Acadêmico do Centro de África para Estudos Estratégicos da Universidade de Defesa Nacional em Washington DC. A pesquisa para este artigo foi realizado enquanto ele era director, economias sustentáveis no instituto Estados Unidos para a Paz.
* O autor é o Dean Acadêmico do Centro de África para Estudos Estratégicos da Universidade de Defesa Nacional em Washington DC. A pesquisa para este artigo foi realizado enquanto ele era director, economias sustentáveis no instituto Estados Unidos para a Paz.
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