COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pedagogia para todos. O que é o DIH

Exactos 150 anos atrás, nascia a Primeira Convenção de Genebra, a pedra fundamental das normas que actualmente regulam a guerra e limitam o sofrimento das pessoas durante os combates. Entenda neste vídeo a importância desse conjunto de normas, chamado de Direito Internacional Humanitário (DIH).

O CICV faz um apelo a todas as partes em conflito no mundo para que preservem o significado de humanidade ao cumprirem com o DIH. Você pode ajudar ao compartilhar este vídeo.


As pessoas sempre recorreram à violência para resolver controvérsias. E todas as culturas sempre mantiveram a noção de que a violência deve ter limites se quisermos impedir que as guerras se transformem em barbáries.

Há normas, por exemplo, que protegem as pessoas que não participam da guerra, os prisioneiros e os feridos. Essas normas estão estabelecidas no Direito Internacional Humanitário (DIH).

Sim, mesmo as guerras têm limites. Por isso, atacar os civis constitui um crime de guerra. Hoje, quando celebramos o aniversário de 150 anos da Convenção de Genebra original, o CICV faz um apelo a todas as partes em conflito para que preservem o significado de humanidade ao cumprirem com o DIH.



  

Sem comentários:

Enviar um comentário