Espanha vai apoiar Cabo Verde na formação e criação de uma Unidade de Operações Especiais, visando o reforço das capacidades de protecção dos lugares estratégicos do arquipélago.
O anúncio foi feito pelo embaixador espanhol em Cabo Verde, José Miguel Corvinos La Fuente, após apresentar os cumprimentos de despedida ao primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, uma vez que termina a sua missão no arquipélago dentro de alguns dias.
O diplomata indicou, ainda, que no decorrer deste ano, os especialistas espanhóis virão a Cabo Verde para ministrar uma formação, no âmbito da criação da referida unidade especial.
Na ocasião, La Fuente destacou que as autoridades espanholas de Defesa estão “extremamente satisfeitas” com o grau de colaboração entre os dois países, tendo em conta o objectivo comum de garantir a liberdade de navegação na região africana, de modo a permitir que as embarcações naveguem de forma tranquila e sem percalços.
A Espanha representa uma das principais parceiras europeias de Cabo Verde, com um orçamento para a cooperação com o arquipélago de mais de nove milhões de euros por ano. A parceria estende-se por diversas áreas, nomeadamente a governabilidade democrática, ambiente, formação profissional e alguns sectores produtivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário