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Joseph Pulitzer

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Declaração para os Estados Africanos Rejeitarem imunidade para crimes graves


JOHANNESBURG, África do Sul, 25 de agosto de 2014 - Os países africanos devem rejeitar a imunidade para líderes por graves crimes perante o Tribunal Africano de Justiça e Direitos Humanos, 141 organizações concordaram, foi dito hoje em uma declaração prévia de uma reunião da União Africana, em Nairobi. As organizações incluem vários os grupos africanos e grupos internacionais e contou com a de 40 países africanos.



A União Africana (UA) Gabinete de Assessoria Jurídica fez a convocação de uma reunião em Nairobi, em 25 de agosto e 26 de 2014, com funcionários do governo dos países membros da União Africana na África Oriental para promover a ratificação dos tratados da UA. As discussões, que terá lugar no Hotel Hilton, são esperados para incluir um protocolo recentemente adoptado para estender a competência do Tribunal Africano para ensaios de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, ao contrário de fornecer imunidade para sentar-se dirigentes e outros altos funcionários. O protocolo para expandir a autoridade do Tribunal Africano foi adoptada na Cimeira da União Africano 23, em Malabo, em junho.


"A prestação imunidade é uma partida lamentável do Acto Constitutivo da UA, que rejeita a impunidade nos termos do artigo 4", disse George Kegoro, director-executivo da Comissão Internacional de Juristas-Quénia. "Imunidade tira a perspectiva de que as vítimas possam aceder à justiça no Tribunal Africano quando os líderes cometem atrocidades. Estados africanos devem tomar uma posição clara oposição a esta imunidade ".


O protocolo adoptado de Emendas ao Protocolo sobre o Estatuto do Tribunal de Justiça e Direitos Humanos Africano é o primeiro instrumento legal para estender a autoridade de um tribunal regional de jurisdição penal sobre genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O protocolo abrange também 11 crimes adicionais e prevê, nomeadamente, para um escritório de defesa independente.


Mas o Artigo 46A das alterações fornece imunidade para sentar líderes no banco dos réus, afirmando: "Nenhuma acusação será iniciado ou continuado ... contra qualquer servindo Africano Chefe de Estado ou de Governo, da União ou qualquer pessoa agindo ou o direito de agir de tal capacidade, ou outro estado sénior funcionários com base em suas funções, durante seus mandatos ".


Os estatutos dos tribunais internacionais e híbridos de crimes de guerra internacional, nacional rejeitam isenções com base na capacidade oficial. Outras convenções internacionais, incluindo a Convenção contra a Tortura, a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, e as Convenções de Genebra, de 1949, reconhece a importância crucial de responsabilização por crimes graves.


"A concessão de imunidade aos funcionários sentados é retrógrado, e os riscos que dão líderes licença para cometer crimes", e Timothy Mtambo director-executivo do Centro de Malawi de Direitos Humanos e Reabilitação. "Imunidade também corre o risco de incentivar os acusados ​​dos crimes para se agarrar às suas posições para evitar enfrentar a lei."


Alguns países africanos, como Benin, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Quénia e África do Sul descarta imunidade para sentar-se funcionários para crimes graves de acordo com suas leis nacionais, disseram os grupos.


Este texto da declaração de grupo foi elaborado pelo Centro de Malawi de Direitos Humanos e de Reabilitação, com a colaboração de várias organizações africanas e organizações internacionais com presença em África.


"Em vez de recuar a partir de conquistas importantes para limitar a impunidade, promover o Estado de direito, e promover o respeito pelos direitos humanos, os governos africanos devem permanecer firmes no apoio à justiça para as vítimas dos piores crimes, rejeitando a imunidade perante o Tribunal Africano", disse Angela Mudukuti , advogado de projectos internacionais de justiça criminal no Litigation Centre África Austral.


Declaração para os Estados Africanos Rejeitarem imunidade para crimes graves, por organizações da sociedade civil africana e organizações internacionais com presença em África

Nós, as organizações da sociedade civil africana assinados e organizações internacionais com presença em África que trabalham com direitos humanos e da justiça criminal, se unem para expressar a nossa profunda consternação e oposição para a aprovação recente da União Africano (UA) cabeças de membros de estados, no cimeira da UA 23, de uma alteração ao Estatuto do Tribunal de Justiça e Direitos Humanos Africano que impediria o Tribunal Africano de tentar sentados chefes de estado e de Governo, bem como alguns outros altos funcionários do Estado, por crimes graves cometidos em violação do direito internacional.

O protocolo adotado de Emendas ao Protocolo sobre o Estatuto do Tribunal de Justiça e Direitos Humanos Africano é o primeiro instrumento legal para estender a autoridade de um tribunal regional de jurisdição penal sobre genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O protocolo também contém onze crimes adicionais e, em especial tem um escritório de defesa independente. O papel ampliado coloca desafios significativos para o Tribunal Africano e ressaltamos a importância de fornecer os recursos adequados para assegurar a execução eficaz de todos os mandatos.

No entanto, estamos profundamente consternados que bis Artigo 46A das alterações fornece imunidade a sentar-se chefes de Estado e de Governo, e de outros altos funcionários do Estado de julgamento por crimes graves. Ele afirma: "Nenhuma acusação será iniciado ou continuado no Tribunal contra qualquer servindo Africano Chefe de Estado ou de Governo, da União ou qualquer pessoa agindo ou o direito de agir de tal capacidade, ou outros altos funcionários do Estado com base em suas funções, durante o seu mandato de escritório. "

A prestação imunidade é uma partida lamentável do espírito ea letra da Acto Constitutivo da UA, que promove o respeito aos direitos humanos e à rejeição da impunidade nos termos do artigo 4 da lei.

As vítimas não pode ser protegido se aqueles nos mais altos níveis de poder estão acima da lei. Imunidade indirectamente legitima a doença crónica de impunidade, uma vez que tira a perspectiva de assegurar a prestação de contas perante o Tribunal Africano de pessoas que podem ser responsáveis ​​por crimes graves. As vítimas não podem realizar a justiça significativa para violações sofridas se aqueles que podem ser responsáveis ​​por crimes graves gozam de isenção do efeito e vigor da lei.

Organizações da sociedade civil se opõem à concessão de imunidade a qualquer pessoa em relação a crimes graves cometidos em violação do direito internacional. Os estatutos do Tribunal Penal Internacional (TPI), o Tribunal Especial para a Serra Leoa, o Tribunal Penal Internacional para o Ruanda, as Câmaras Extraordinárias africanos dentro dos tribunais do Senegal, e outros tribunais internacionais e internacionalizados prever que a posição oficial de qualquer pessoa acusada deve não aliviá-los da responsabilidade criminal.

Lembramos que os governos africanos desempenharam um papel activo na criação do TPI para ajudar a garantir a justiça por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, e os estados africanos estavam entre os fundadores da ratificadores Estatuto de Roma do TPI. A maioria dos membros da União Africano estão agora Estados Partes do TPI. Ao atribuir à letra e ao espírito do Estatuto de Roma, esses estados têm sinalizado sua dedicação à defesa dos direitos das vítimas, para rejeitar as isenções para acusado com base em sua posição oficial, e para garantir que os responsáveis ​​pelos crimes mais graves conhecidos humanidade, quem quer que seja, sejam levados à justiça.

Outras convenções internacionais, incluindo a Convenção contra a Tortura, a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, e as Convenções de Genebra de 1949, todos reconhecem o imperativo de prestação de contas para os indivíduos, incluindo funcionários do Estado que cometeram crimes graves e fazer não fornecer imunidade para os indivíduos em relação a esses crimes. Artigo IV da Convenção sobre Genocídio declara expressamente que os indivíduos que cometeram genocídio "serão punidos se eles são governantes, funcionários ou particulares."
Congratulamo-nos com que alguns estados africanos, como Benin, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Quénia e África do Sul excluir imunidade para sentar-se funcionários com relação a crimes graves segundo as respectivas legislações nacionais.

A concessão de imunidade aos chefes de Estado e de Governo, e alguns funcionários seniores do governo perante o Tribunal Africano, em algumas circunstâncias arrisca dar uma licença aberta para aqueles nestas posições para cometer crimes. Acrescenta riscos incentivando os acusados ​​dos crimes para se agarrar às suas posições, a fim de evitar enfrentar a lei, consolidando, assim, as ditaduras.

A prestação de imunidade do protocolo adoptado vai assim contra a própria essência da promoção dos direitos humanos, a paz e a estabilidade, e é um retrocesso aos avanços feitos no sentido da democracia e do Estado de direito em África. Os líderes africanos devem em última instância, ser avaliada com base em seus esforços para melhorar os valores de respeito pelos direitos humanos e justiça para as vítimas de crimes graves - não por esforços para fomentar a cultura da impunidade, em detrimento dos direitos dos seus cidadãos.

A recente decisão de permitir a imunidade para crimes graves de direito internacional, com base em capacidade oficial ao tribunal regional, assim é retrógrado e indesejável. Em vez de recuar a partir de conquistas importantes para limitar a impunidade, promover o Estado de direito, e promover o respeito pelos direitos humanos, convocamos os governos africanos a permanecer firmes no apoio à justiça para as vítimas dos piores crimes.

Nós, as organizações da sociedade civil abaixo assinadas, apelar para os estados africanos para reafirmar seus compromissos em instrumentos internacionais e regionais de apoio aos direitos humanos, prestação de contas e acesso à justiça, rejeitando a imunidade para crimes graves de direito internacional.

Este texto foi redigido pelo Centro de Malawi de Direitos Humanos e Reabilitação, e beneficiou da entrada de várias organizações da sociedade civil africana e organizações internacionais com presença em África.

1. Media Institute of Southern Africa, com escritórios em Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe
2 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Benin
3. Anistia Internacional, Benin
4. Benin Coligação para o TPI, Benin
5. Coligação para o Tribunal Penal Internacional, com sede em Benin e República Democrática do Congo
6. Ditshwanelo - O Centro de Botswana para os Direitos Humanos, Botswana
7 Mouvement des Droits Burkinabé de l'Homme et des Peuples, Burkina Faso
8 Union des Droits Interafricaine de l'Homme, Burkina Faso
9 Anistia Internacional, Burkina Faso
10. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Burundi
11. Associação Burundaise Pour la Promotion des Droits Humains et des Personnes Detenues (APRODH), Burundi
12. Burundi Coligação para o TPI, Burundi
13 Centro de Des Mères, Burundi
14 Forum pour le renforcement de la Société Civile, Burundi
15 Ligue des Droits Burundaise de l'Homme, Burundi
16. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Camarões
17 Maison des Droits de l'Homme du Cameroun, Camarões
18 anos Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, República Central Africano
19 Ligue des Droits Centrafricaine de l'Homme, República Central Africano
20 Mission Internationale de Soutien à la Centrafrique, República Central Africano
21 Mouvement pour la des Droits et Defesa d'Acção Humanitaire, República Central Africano
22 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Chad
23 Ligue des Droits Tchadienne de l'Homme, Chad
24. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Côte d'Ivoire
25. Actions pour la des Droits de Proteção de l'Homme, Côte d'Ivoire
26. marfinense Coligação para o Tribunal Penal Internacional, Côte d'Ivoire
27 Ligue des Droits Ivoirienne de l'Homme, Côte d'Ivoire
28 Mon Beau Village, Côte d'Ivoire
29. Mouvement des Droits Humains Ivoirien, Côte d'Ivoire
30. Organização des Femmes Actives, Côte d'Ivoire
31. Organização Nationale pour l'enfant, la Femme et la Famille, Côte d'Ivoire
32 Réseau Equitas Costa do Marfim, Côte d'Ivoire
33 Réseau Paix et Sécurité des Femmes dans l'Espace Communauté Economique des Etats de l'Afrique de l'Ouest Costa do Marfim, Côte d'Ivoire
34. SOS Exclusão, Côte d'Ivoire
35 Aide-Vision, ASBL, República Democrática do Congo
36 Ação des Droits des Chrétiens Activistes de l'Homme à Shabunda, República Democrática do Congo
37. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, República Democrática do Congo
38. Carrefour Juridique Culturel, República Democrática do Congo
39 congolês Coligação para o TPI, República Democrática do Congo
40 Collectif des ONG pour la Promotion de la Justice, República Democrática do Congo
41. Associação Congolesa de Acesso à Justiça, República Democrática do Congo
42 Fondation pour la Promotion Congolaise des Droits Humains et la Paix, República Democrática do Congo
43 Groupe Lotus, República Democrática do Congo
44 Human Rights Watch, com sede na República Democrática do Congo, Quénia, Ruanda e África do Sul
45 Ligue des Electeurs, República Democrática do Congo
46 Ligue pour la Promotion et le Développement Integral de la Femme et de l'Enfant, República Democrática do Congo
47. Parlamentares para Ação Global, com escritórios na República Democrática do Congo e Uganda
48 Direitos Humanos Concern, Eritreia
49 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Gana
50. África Assistência Jurídica, com escritórios em Gana e África do Sul
51 Anistia Internacional, Gana
52. Media Foundation para a África Ocidental, Gana
53. África Ocidental Associação de Jornalistas, com sede em Gana e Senegal
Associação 54 das vítimas, parentes e amigos de 28 de Setembro, na Guiné
55 Anistia Internacional, no Quênia
56 Centro Internacional de Política e de Conflitos, no Quênia
57 Comissão Internacional de Juristas, Quênia
58 Kenya Comissão de Direitos Humanos, no Quênia
59. quenianos para a paz com a Verdade ea Justiça, Quênia
60 Transformação Centro de Recursos, Lesotho
61 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Libéria
Centro de Estudos de Mídia 62 e pacificadores, Libéria
63 Concerned Comunidade Cristã, Libéria
Fundação 64 para os Direitos Humanos ea Democracia, a Libéria
65 NAYMOTE Parceiros para o Desenvolvimento Democrático, Libéria
66. Direitos e Fundação Rice, Libéria
67 Rural Empowerment Foundation, Libéria
68 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Madagascar
Centro 69 para o Desenvolvimento de Pessoas, Malawi
Centro 70 para os Direitos Humanos e Reabilitação, Malawi
Igreja 71. e Sociedade Programa-CCAP Sínodo dos Livingstonia, Malawi
72 Cidadão da Justiça, Malawi
73 Civic e Plataforma espaço político, Malawi
74 Direitos Humanos Comissão Consultiva, Malawi
75 malauiano Rede de Líderes Religiosos Vivendo com ou Pessoalmente Afetados pelo HIV e SIDA, Malawi
76 Integridade Nacional Platform, Malawi
77. Pan-Africano de Educação Cívica Rede, Malawi
78. Association des Droits Malienne de l'Homme, Mali
79. Coalition Malienne des Droits des Défenseurs Humanos du Mali, Mali
80. Association des Droits Mauritanienne de l'Homme, Mauritânia
81 FALAR Direitos Humanos e Iniciativa Ambiental, Maurício
82. NamRights, Namíbia
83. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Níger
84. Association pour la Défense Nigerienne des Droits de l'Homme, Níger
85 Centro para Democracia e Desenvolvimento, na Nigéria
86. Civil Desenvolvimento de Recursos e Centro de Documentação, Nigéria
87 Coligação para o Tribunal Penal Internacional, a Nigéria
88 Coalizão de ONGs do Oriente, Nigéria
89. Sociedade Internacional para a liberdade civil e do Estado de Direito, na Nigéria
90 Coalizão Nacional de Ações Afirmativas, Nigéria
91. Oeste Africano Bar Association, da Nigéria
92. Mulheres advogados Pesquisa e Documentação Center, Nigéria
93 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, República do Congo
94 Observatoire des Droits Congolês de l'Homme, República do Congo
95. Association pour la Défense des Droits des Personnes et des Libertés Publiques, Ruanda
96 Human Rights First Ruanda Associação, Ruanda
97 Ligue des Droits de la Personne dans la Região des Grands Lacs, Ruanda
98 Unissons Nous pour la Promotion des Batwa, Ruanda
99. Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Senegal
100. Anistia Internacional, Senegal
101 Ligue des Droits Humains Sénégalaise, Senegal
102 Rencontre Africaine pour la Défense des Droits de l'Homme, Senegal
103 Amnistia Internacional, a Serra Leoa
104 Centro de Prestação de Contas e Estado de Direito, a Serra Leoa
105 Coalizão para a Justiça ea Prestação de Contas, Serra Leoa
106 Movimento de rede para a Democracia e os Direitos Humanos, a Serra Leoa
107 Serra Leoa Coligação para o Tribunal Penal Internacional, a Serra Leoa
108 Allamagan Direitos Humanos & Relief Organization Progresso, na Somália
109 Programa de África da Comissão Internacional de Juristas, África do Sul
110 Direitos Humanos Instituto da África do Sul, África do Sul
111 Crime Internacional no Programa de África, Instituto de Estudos de Segurança, África do Sul
112. Advogados para os Direitos Humanos, a África do Sul
113 Masifundise Development Trust, África do Sul
114 África do Sul Fórum para a Solidariedade Internacional, África do Sul
115 África Austral Centro de Contencioso, África do Sul
116 sul-sudaneses Law Society, o Sudão do Sul
117 Darfur Bar Association, Sudão
118 Asylum Access, Tanzânia
119 Centro de viúvas e crianças Assistência, Tanzânia
120 Crianças Education Society, Tanzânia
121 Tanzânia Visão Associação Juvenil, Tanzânia
122 Ação des Chrétiens pour l'Abolição da Tortura, Togo
123 Amnistia Internacional, Togo
124. advogados para Direito Internacional Público Uganda, Uganda
125 Centro Africano de Justiça e Paz Estudos, Uganda
126 Médio e Corno de África da Human Rights Defenders Project, Uganda
127 Fundação para a Iniciativa de Direitos Humanos, Uganda
128 Direitos Humanos Rede, Uganda
129 Rede de Direitos Humanos para Jornalistas, Uganda
130 Direitos Pan-africanos Defensores Rede, Uganda
131 Plataforma para a Justiça Social, Uganda
132 Associates Regionais de iniciativas comunitárias, Uganda
133 Spectrum Uganda Iniciativas Inc., Uganda
134 Uganda Fundação Vítimas, Uganda
135 Uganda Coligação para o Tribunal Penal Internacional, Uganda
136. iniciativas de mulheres para Gender Justice, Uganda
137 Centro Africano do Sul para a Resolução Construtiva de Disputas, Zâmbia
138 Aconselhamento Unidade de Serviços, Zimbabwe
139 Crisis in Zimbabwe Coalition, Zimbabwe
140. Women of Zimbabwe Arise, Zimbabwe
141 Zimbabwe Human Rights NGO Forum, Zimbabwe


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