Doze vencedores do Prêmio Nobel da Paz escreveu uma carta aberta ao presidente Barack Obama pedindo a sua administração para liberar a um relatório do Senado dos EUA sobre a utilização da CIA de tortura.
Na carta, divulgada na noite de domingo em TheCommunity.com, os laureados pediu "a divulgação completa para o povo americano sobre a extensão eo uso da tortura e de entrega por soldados americanos, agentes e contratados, bem como a autorização da tortura e de interpretação por autoridades norte-americanas. "A carta também empurrado para um plano claro para o fechamento de Guantanamo Bay e outros sites internacionais onde os EUA tenha se envolvido em tortura.
A carta foi assinada por José Ramos-Horta, o arcebispo Desmond Tutu, FW De Klerk, Leymah Gbowee, Muhammad Yunus, John Hume, Dom Carlos X. Belo, Betty Williams, Adolfo Perez Esquivel, Jody Williams, Oscar Arias Sanchez e Mohammad ElBaradei.
Os laureados falou fortemente contra qualquer uso da tortura, mas disse que os EUA "táticas foram particularmente preocupante.
"Nas últimas décadas, ao aceitar o uso flagrante de tortura e outras violações do direito internacional em nome do combate ao terrorismo, os líderes americanos têm corroído as liberdades e os direitos que as gerações de seus jovens deram suas vidas para defender", disseram eles. "Eles novamente deram um exemplo que será seguido por outros;. Só agora, é que vai ser usado para justificar o uso da tortura por regimes em todo o mundo, inclusive contra os soldados americanos em terras estrangeiras Ao perder seu caminho, eles nos fizeram todos vulneráveis. "
Leia a carta na íntegra aqui: http://thecommunity.com/no-to-torture/
O Senado Select Committee on Intelligence compilou um relatório de 6000 páginas sobre o uso da CIA de tortura após o 11 de setembro de 2001 ataques. Os advogados vêm pedindo a Casa Branca durante meses sem sucesso para tornar público o relatório.
Presidente Obama ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2009 por seus esforços em diplomacia internacional e a não-proliferação nuclear.
Sem comentários:
Enviar um comentário