O número de sites de mídia social encontrados na Internet actualmente é incontável, mas não há nem um exclusivamente dedicado a promover a cultura da paz. Com notícias mostrando dezenas de conflitos, terrorismo e problemas políticos, a ONU decidiu criar um espaço digital dedicado a paz.
Isto é o que pretende Civic Peace Corps, uma nova plataforma de mídia social criada pelo Centro de Informação da ONU em Beirute, no Líbano (UNIC Beirute) – em parceria com Born interactivo e JWT – onde as pessoas podem interagir, compartilhar e discutir a paz.
Criado logo após a primeira manifestação online de 2013 pela paz, que contou com a presença digital de cerca de 4 mil manifestantes, civicpeacorps.org é um caminho para a expressão, o diálogo e a educação sobre as questões relacionadas à paz.
Civic Peace Corps é mais do que um fórum, já que apresenta três espaços distintos onde os usuários podem se encontrar. Em “Trocas pela paz – Exchange for Peace”, é possível compartilhar com outros usuários experiências, pensamentos, comentários e opiniões.
Se você gostar de artes, “Arte pela Paz – Art for Peace” é o local para compartilhar poemas, pinturas, músicas e qualquer outro material artístico que diga algo sobre a paz.
A secção “Educar para a Paz – Educate for Peace” ajuda a aumentar a consciência e disponibiliza materiais sobre a paz, tais como as resoluções da ONU, mensagens do secretário-geral, as actividades da ONU sobre a paz, etc.
Qualquer pessoa pode – se quiser, de forma anónima – comentar o que está postado no civicpeacecorps.org. Porém se você quiser publicar conteúdo e subir imagens, documentos e até vídeos que se relacionam com a busca da paz, deve se registar no site.
Para fazer isso, você pode inserir suas informações pessoais manualmente ou seleccionar o login com sua conta do Facebook. Apenas a foto do perfil e o nome usuário podem ser vistos por todos na rede.
Uma vez cadastrado, o usuário passa a fazer parte de uma rede de pessoas de todas as partes do globo envolvidas com a promoção da paz. Como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse no Dia Internacional da Paz: “Vamos reflectir sobre a paz – e o que isso significa para a nossa família humana”.
Com civicpeacecorps.org, a ONU disponibiliza agora uma plataforma para compartilhar estas reflexões.
Sem comentários:
Enviar um comentário