Ministros dos Estrangeiros e das Relações Exteriores dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos, nesta quarta-feira (29), em Bissau, para avaliar a situação na Guiné Bissau, na sequência das eleições legislativas e presidenciais realizadas em abril e maio deste ano, que restabeleceram o processo democrático interrompido pelo golpe de estado de 12 de abril de 2012.
A reunião dos chefes da diplomacia da CPLP visa estimular os investimentos internacionais no desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.
Na reunião participam ainda o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, e responsáveis da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana (UA) e da União Europeia (UE).
Miguel Trovoada chamou a atenção, durante recente visita a Lisboa, para a necessidade de promover com prioridade a reforma das Forças Armadas da Guiné-Bissau, medida que considerou essencial para "a estabilidade e paz".
Sem comentários:
Enviar um comentário