COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 19 de março de 2015

Cidade de Catió abastecida com água potável


Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Água em 22 de Março de 2015, sob o lema ʺÁgua e Desenvolvimento Sustentávelʺ, a Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau e a UNICEF assinalam a inauguração, no dia 20 de Março de 2015, do novo sistema de distribuição de água potável em Catió, região de Tombali.


O sistema foi financiado pela União Europeia no âmbito da Facilidade para a Água com 60 milhões de Francos CFA e pela UNICEF com 20 milhões de Francos CFA. A sua implementação esteve a cargo da UNICEF e a sua gestão será confiada à Associação de Consumidores da Água de Catió (ACAC). O sistema utiliza a energia solar e o seu modelo de gestão comunitária visa responsabilizar os cidadãos, aumentar as capacidades da comunidade, bem como contribuir para assegurar a sustentabilidade a longo prazo do sistema.
No âmbito deste projecto está ainda prevista uma componente de promoção de boas práticas de saneamento e higiene para as regiões de Quinara e Tombali. Assim, para os próximos três anos prevê-se assegurar água potável e saneamento básico a mais de 37 mil pessoas, 20% das quais crianças que terão acesso a infraestruturas adequadas de água e saneamento nas escolas. No total, mais de 60 mil pessoas nas duas regiões beneficiarão de programas de promoção de higiene.

Considerando o baixo nível de cobertura de água potável na país e a alta prevalência de doenças diarreicas e de cólera, a UNICEF, com o apoio da União Europeia, aumentou de forma geral o acesso a água potável e promoveu a capacitação em prol da boa gestão da água, do saneamento básico e da higiene. As boas práticas são conseguidas através da mudança de comportamentos no tratamento e armazenamento seguro de água potável, a eliminação da defecação ao ar livre e a adopção da prática de lavagem das mãos com sabão ou cinza, pelo menos nos períodos mais críticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário