Uma operação conjunta da Polícia Judiciária e do Cuerpo Nacional de Polícia espanhola desarticulou uma “importante organização criminosa especializada no tráfico internacional”. Foi interceptada uma embarcação pesqueira de pavilhão português, que transportava cerca de 1,9 toneladas de cocaína.
O comunicado oficial revela que foram detidas 15 pessoas, com idades entre os 25 e os 75 anos.
A localização e abordagem da embarcação foram feitas com o apoio da Força Aérea e da Marinha portuguesas, tendo sido detidos os cinco tripulantes, quatro nacionais e um estrangeiro.
Na sequência desta intervenção da Judiciária, as autoridades espanholas desenvolveram uma operação na Galiza, Astúrias e Madrid, tendo detido outros dez suspeitos.
Foram ainda feitas 11 buscas domiciliárias e apreendidos o pesqueiro que transportava a cocaína, uma lancha rápida, cerca de setenta mil euros em dinheiro, cinquenta cartuchos 9mm e vários equipamentos de telecomunicações.
Todos os detidos foram presentes às autoridades judiciárias, tendo sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva a 12 e os três restantes sujeitos termo de identidade e residência.
“A investigação coordenada permitiu desarticular uma das mais importantes organizações criminosas galegas, a qual possuía estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam à introdução de elevadíssimas quantidades de cocaína na Península Ibérica com o objectivo de abastecer os mercados clandestinos da Europa”, esclarece o mesmo texto.
No âmbito do combate a este tipo de criminalidade transnacional, a Polícia Judiciária apreendeu nos últimos três meses mais de cinco toneladas de cocaína, quatro embarcações e deteve 27 suspeitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário