O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, deverá visitar Timor-Leste em novembro e assinar na capital Dili diversos acordos de cooperação.
Os meandros desta visita foram alinhavados esta segunda-feira, em Nova Iorque (EUA), num encontro entre os chefes dos governos dos dois países.
Além do agendamento da visita de José Maria Neves a Timor-Leste, o primeiro-ministro de Cabo Verde e o homólogo timorense, Rui Maria de Araújo, analisaram, igualmente, as relações de cooperação, perspectivando novas parcerias, nomeadamente a nível dos oceanos, tendo no horizonte o desenvolvimento de uma economia azul em Cabo Verde.
Os dois países vão alargar a cooperação noutras áreas, nomeadamente educação, ensino superior e ciência, formação profissional, turismo, transportes, bem como a nível da exploração de recursos marinhos e petróleo.
Aliás, no decorrer da visita de trabalho do chefe do executivo cabo-verdiano, deverá ser assinado um novo acordo no quadro da cooperação já existente e serão discutidas as diferentes valências que visem o reforço das relações de cooperação, não só a nível dos dois governos, mas também no domínio económico-empresarial.
Sem comentários:
Enviar um comentário