Programada para quarta-feira 08 de abril, a cimeira de chefes de Estado foi adiada, sem qualquer precisão em uma data posterior, diz um comunicado da CEDEAO, desta segunda-feira, 6 de abril, 2015.
Os chefes de Estado da Comunidade do Oeste Africano Económica (CEDEAO) e da Comunidade Económica dos Estados da Central Africano (CEEAC), são activas na luta contra o terrorismo.
No dia 2 de abril, em Douala, nos Camarões, a reunião de peritos das duas comunidades decidiu de uma estratégia comum contra o grupo terrorista Boko Haram na Nigéria, mas também em Camarões, Níger e Chad.
"Antes dos ataques cada vez mais numerosas e sangrentas dos fundamentalistas contra a Nigéria, Níger, Camarões e Chade, com suas graves consequências para estes países, bem como o risco real de desestabilização que induzem à África Oeste e Central, as duas comunidades económicas regionais (CER) decidiu lidar com a matéria", disse o comunicado para justificar a necessidade de isolar Boko Haram.
Lateral da CEDEAO, são Benin, Burkina Faso, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria e Senegal participarão nesta reunião.
Para a CEEAC, além de Camarões, país anfitrião, Angola, Burundi, República Centro Africano, Congo, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Chade que estavam presentes.
Terça-feira passada, depois de tomar militarmente Fatori Malam, no nordeste da Nigéria, Chefe do Estado Maior do exército chadiano, Brahim Seid anunciou que a "capacidade destrutiva do Boko Haram foi reduzido."
Sem comentários:
Enviar um comentário