COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Timor Leste foi hoje convidado a parar

Timor-Leste foi hoje convidado a parar, durante um minuto, em memória dos heróis das Falintil, o braço armado da resistência timorense que hoje comemora 40 anos, numa homenagem em que participaram dezenas de veteranos timorenses.


O minuto de silêncio marcou as cerimónias do 40º aniversário das Falintil, que começaram na semana passada e que se prolongam até sexta-feira.

Nos últimos dias quem reside em Timor-Leste tem recebido, através das três empresas de telecomunicações activas no país, uma mensagem a convidar a que parassem durante um minuto durante o dia de hoje.

Depois do hastear da bandeira nacional, numa cerimónia que está a ser acompanhada por dezenas de jornalistas e por um drone com câmara a bordo, Taur Matan Ruak, que preside às comemorações recordou "todos os que tombaram na luta pela libertação de Timor-Leste".

As cerimónias, que se prolongam até ao final do dia, contam com a presença de representantes de grupos veteranos dos países do G7+, incluindo Sudão do Sul, Serra Leoa e Guiné-Bissau e ainda veteranos australianos.

Em destaque estão também dezenas de veteranos timorenses que hoje vão receber simbolicamente um Cartão Especial de Identificação que reconhece que participaram activamente na luta pela libertação entre 15 e 24 anos.

Entre os condecorados hoje conta-se Xanana Gusmão que receberá a Ordem da Guerrilha com Grau Superior.

A parada militar, chefiada pelo capitão-de-fragata Egidio das Neves, comandante da componente naval das F-FDTL, incluiu companhias do Estandarte das Falintil, do componente terrestre, do componente naval, do componente de apoio de serviços e do hastear da bandeira nacional timorense.

Sem comentários:

Enviar um comentário