COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

domingo, 13 de setembro de 2015

Abertura da Conferência de Cúpula Extraordinária de Chefes de Estado da CEDEAO

A sessão contou com a maioria dos países membros da CEDEAO, com a presença efectiva de 8 Chefes de Estado (Senegal, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Togo).

Outros países foram representados a nível ministerial.


Caros colegas,
Sr. Presidente da Assembleia Nacional,
Sr. Primeiro-Ministro, Senhora Presidente do Conselho Económico, Social e Ambiental
Caros Ministros,
Presidente da Comissão da CEDEAO,
Caros Embaixadores,
Senhoras e Senhores,

Eu quero agradecer a todos vocês, caros colegas, pela vossa presença nesta Cúpula, apesar da forte carga seus calendários e prazos de notificação muito actual.
Obrigado a todos e os chefes das delegações, para o tempo e os esforços. É sempre com renovado prazer que damos as boas vindas na terra senegalês que compartilhamos.

Eu queria convocar esta cimeira para que possamos consultar-nos sobre a situação política e de segurança na nossa sub-região, em função da evolução desde a última cimeira ordinária.
Durante seus quarenta anos de existência, estamos celebrando este ano, graças aos esforços combinados de seus Estados membros, a CEDEAO continua inabalável construção de um espaço da comunidade solidária, pacífica e democrática.
E junto com o seu programa de integração e desenvolvimento económico, a Organização continua a cumprir a sua missão em favor da paz, segurança e assistência eleitoral.

Esta é a raison d'être da CEDEAO protocolos relativos, nomeadamente, à democracia e boa governação, e o mecanismo de prevenção, gestão e resolução de conflitos, manutenção da paz e segurança.
Devemos, em conjunto e separadamente, para preservar esta herança preciosa pacientemente adquiridos com o benefício das gerações presentes e futuras; especialmente nestes tempos em que a nossa sub-région continue a enfrentar grandes desafios.

O primeiro destes desafios é a luta contra o terrorismo. Gostaria de renovar aqui a nossa solidariedade para com a irmã República da Nigéria e todos os países irmãos envolvidos na luta contra a BokoHaram.
Eu também reiterou o nosso apoio forte para Ibrahima Boubacar Keita nosso irmão em seus incansáveis ​​esforços para a reconciliação nacional, o respeito pela unidade e integridade territorial do Mali.

A condução dos processos eleitorais também continua a ser uma questão importante para a preservação da paz e da estabilidade na nossa Comunidade.
Em poucas semanas, e mais tarde em 2016, alguns dos nossos países terão de enfrentar eleições, como outros têm sido bem sucedida nos últimos meses.
Esta experiência eleitoral pluralista demonstra a âncora democrática da nossa sub-região.

Lembra-nos, ao mesmo tempo, a responsabilidade individual e colectiva de todos os intervenientes a agir para salvaguardar a paz e estabilidade para que nossos países estão levando a cabo as tarefas essenciais do desenvolvimento económico e social.

Espero que esta cimeira nos dá a oportunidade de em profundidade, as trocas úteis e construtivas neste sentido.

Finalmente, como a oportunidade se apresenta para nós antes da Cimeira de Valletta em novembro e COP.21 de Paris em dezembro, nós poderíamos também consultar sobre as questões de migração e as alterações climáticas.
Obrigado pela sua atenção e agora declaro aberto os trabalhos desta Cimeira.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário