COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

São Tomé e Príncipe investe para o acesso grátis de jovens à internet

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, mencionou esforços das autoridades para conectar os jovens do país às Tecnologias de Informação e Comunicação de forma gratuita.

Patrice Trovoada disse que a medida está entre os progressos que o país vem alcançando nos últimos anos, em declarações à Rádio ONU à margem da Cimeira sobre o Desenvolvimento Sustentável.


Educação e Saúde
No evento que decorre nas Nações Unidas, o país pretende apresentar os ganhos obtidos nas áreas social e de educação, além da saúde da mulher e da criança.
“Estamos a avançar na frente social, nomeadamente no que diz respeito às condições salariais, o novo código de trabalho. Temos também encarado a possibilidade de programa de habitações sociais para os funcionários. A nível da internet oferecemos praças digitais para que os jovens possam ter acesso gratuito à rede. Nós estamos também a trabalhar no sentido da governação eletrónica que vai permitir uma maior aproximação das populações com a administração, maior eficiência, maior transparência a nível da administração publica.”

Desafios
Em relação aos jovens, o país procura soluções para lidar com a falta de emprego, um dos maiores desafios  na área económica. São Tomé e Príncipe teve um crescimento de renda que chegou até os 5% nos últimos anos.
Os problemas enfrentados pelas autoridades são-tomenses incluem a insegurança alimentar e o que o chefe do governo considera um “desequilíbrio na ajuda para o desenvolvimento”.

Justiça
“Continuamos com um problema sério a nível dos termos da troca entre o continente africano. É preciso que se de facto se o nosso objetivo é acabar e erradicar a pobreza, e acredito que será um grande contributo para o crescimento económico do planeta é preciso que de facto a nível a governação mundial mude e que se dê a César o que é de César e que se reequilibre com mais justiça as trocas internacionais.”
A nível internacional, Trovoada disse que pretende reafirmar a preocupação com o impacto das alterações climáticas durante a sua presença nas Nações Unidas.
Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados na reunião, o governante afirmou que entre as condições para o sucesso do seu país estão a paz e estabilidade e a consolidação das instituições.
 

(Acesso grátis à internet para jovens em São Tomé e Príncipe. Foto: ONU/Patricia Esteve)

Sem comentários:

Enviar um comentário