COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 26 de setembro de 2015

Países lusófonos na Exposição Universal de Milão 2015

Esta semana na Exposição Universal de Milão três países lusófonos assinalam o seu dia nacional. O nosso enviado especial, Miguel Martins, dá-nos conta da visibilidade dos respectivos pavilhões no contexto global do certame.

 
Angola foi o único país lusófono africano a dispor de um vasto pavilhão autónomo, situado bem perto da entrada do recinto da Expo, ele tem atraído milhares de visitantes.
Com uma fachada dupla contendo elementos da cultura tchokwé o seu espólio foi construído em torno do símbolo do imbondeiro, árvore da vida, com registo para a riqueza agrícola e a dieta alimentar nacionais e ainda o papel da mulher na sociedade.
 
Os três demais países aqui presentes têm uma representação de menor dimensão.
Moçambique integrou o cluster dos cereais e tubérculos expondo as suas potencialidades, a nível agrícola e cultural com recurso a ecrãs digitais de informação sobre o país que ainda ontem assinalava o seu dia aqui em Milão.
A Guiné-Bissau também festejou o seu, mas já na quinta, no seu pavilhão integrado no cluster das ilhas e do mar onde entre artesanato, música e filmes se permite ao visitante conhecer as potencialidades da pátria de Amílcar Cabral.
Este domingo será a vez de São Tomé e Príncipe celebrar o seu dia, situado no cluster do cacau.

Um recinto onde se pode saborear chocolate, apreciar o artesanato e as imagens do povo e das belezas naturais do arquipélago.
A lusofonia não se fica por África: Timor Leste, situado no cluster do café, tem divulgado o seu know how, o artesanato e as fotografias do povo maubere abrilhantam a área.
Maior espaço tem o Brasil, com o oitavo maior pavilhão do certame, apostado na divulgação dos Jogos Olímpicos do próximo ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário