COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A nova agenda 2030 tem como base os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, ODMs, que foram criados no ano 2000 com oito metas que incluem o combate à pobreza e questões de saúde e educação.





Mapa
O novo documento é mais amplo e apresenta um "mapa" com o objetivo de alcançar a dignidade para todos nos próximos 15 anos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o novo plano tem a oportunidade de acabar com a pobreza até 2030, transformar vidas e encontrar formas de proteger o planeta.
A nova agenda tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que vão estimular a ação pelos próximos 15 anos em áreas essenciais para a humanidade e o planeta.
Além disso, os ODSs vão concluir o que as metas do milênio não conseguiram alcançar.

Objectivos
O objetivo 1 da nova agenda é acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares.
O objetivo número 2 determina acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
O objetivo 3 é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos de todas as idades.
O número 4 também quer assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Além disso, busca promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O próximo objetivo determina a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Água e Saneamento
O objetivo 6 busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos.
A sétima meta quer garantir o acesso confiável, sustentável e moderno e a preço acessível à energia.
Já o objetivo numero 8 tem como foco a economia. Ele busca o crescimento econômico inclusivo e sustentável; emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Trabalho
O diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho em Nova York, Vinícius Pinheiro, falou sobre essa meta em entrevista à Rádio ONU.
"Nós não estamos falando apenas de emprego, estamos falando de emprego decente. Então a combinação desse dois elementos: emprego decente e crescimento sustentável inclusivo é o agente transformador dessa nova estratégia. E aqui é uma questão do respeito às limitações e às fronteiras do planeta. Segundo, é o respeito aos direitos humanos e laborais."
O ODS número nove busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
A próxima meta quer reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
O objetivo 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Ainda no setor econômico, o objetivo 12 quer assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Mudança Climática
A meta 13 ataca um dos maiores desafios atuais. Ela determina medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos no mundo.
O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Bráulio Dias, falou à Rádio ONU, sobre dois dos objetivos relacionados ao meio ambiente.
"Dois (objetivos) são dedicados totalmente à biodiversidade e aos ecossistemas. O objetivo 14 para os ecossistemas marinhos e costeiros e o objetivo 15 para os ecossistemas terrestres, incluindo florestas e outros tipos de ecossistemas. A biodiversidade e seus componentes estão presentes também em vários outros objetivos, o que é muito importante. Quer dizer, é um reconhecimento da relevância da biodiversidade para se atingir outros objetivos sociais."
O objetivo 14 busca a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
E o 15 quer proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e gerir as florestas de forma sustentável. Além disso, busca combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda de biodiversidade.
O objetivo 16 pretende promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Participação e Apoio
O último objetivo de desenvolvimento sustentável, 17, busca fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Cada um dos 17 objetivos da nova agenda 2030 tem diversas metas, no total 169, que devem ser alcançadas nos próximos 15 anos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita que será possível atingi-las se houver uma grande participação e forte apoio não só dos Estados-membros, mas também das organizações parceiras, da sociedade civil e da população em geral.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário