COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

REFUGIADOS: Solidariedade por quem reside em Portugal

O fim do Verão é também o tempo de arrumar roupas. As que deixam de se usar e as que estavam guardadas, mas afinal já não vão servir durante o Inverno, porque os miúdos cresceram, cresceram, e já não cabem nelas.

Então, porque não usar uma das Embalagens solidárias dos CTT para entregar essas coisas, ainda em bom estado, a uma instituição que precise delas e lhes possa dar uso?


Basta ir aos correios, solicitar uma embalagem, enchê-la e escolher a instituição de entre a lista das que estão a ser apoiadae e que aparece na caixa de cartão. Entrega-se depois num balcão dos CTT que, sem qualquer custo associado, farão chegar a embalagem aos seus destinatários. 

As Embalagens Solidárias fazem parte de um projecto dos CTT de luta contra a pobreza e exclusão social criado em 2008, mas nos últimos anos praticamente não têm sido divulgadas, o que é uma pena. Chegámos lá por acaso, nestas férias de Verão, numa ida aos correios para comprar um selo e durante a qual ficámos à conversa com a senhora funcionária e trouxemos logo uma para casa. Nós vamos enviar roupa, mas também é possível doar brinquedos ou alimentos secos, por exemplo.

Entre as instituições beneficiárias encontram-se, actualmente, a Abraço, Ajuda de Mãe, Ajuda de Berço, Associação das Aldeias de Crianças SOS, a AMI ou os Médicos do Mundo, num total de 25. É uma oportunidade de os mais novos aprenderem a partilhar e é pena que não haja mais gente a conhecer esta bela iniciativa dos CTT. 





3 comentários:

  1. Excelente iniciativa! Eu só fiquei a conhecer hoje, vou tratar de divulgar e ir buscar umas caixas. Obrigada pela solidariedade, tomara que haja mais pessoas assim :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que as associações que têm o nome no tampo da caixa NÃO SE INCOMODAM com a pouca divulgação.
    Verifiquei cada uma online para saber que bens realmente necessitam. Só duas, talvez três, especificam alimentos em conservas e artigos de higiene. Mas de resto, roupas, como se vêm na imagem, não querem. Ou querem para bebé e não para criança um pouco crescida. Não mencionam sapatos, nem roupa, nem brinquedos, nem livros. Mas mencionam todas as maneiras que existem para contribuir com um donativo em ESPÉCIE: Ora por telefone, ora por IRS, ora por transferencia bancária.

    Portanto, qual a utilidade real destas caixas dos CTT?
    Acho que é daquelas medidas para "inglês ver".

    Andei por outros blogues onde li que algumas caixas eram devolvidas. Pelo que nunca se sabe. Mas fiquei com a impressão, uma certeza, de que afinal este tipo de caridade não é muito apreciada.

    Se conhecerem pessoalmente a instituição e consigam entender que realmente precisam e fazem uso do que podem oferecer, força. Façam-no. Mas estas 25 da lista, com moradas específicas, não parecem necessitar tanto assim de bens em género.

    E me pergunto então, PORQUÊ estas e não outras. Ou porquê não deixar a instituição escolhida ao critério de quem oferece?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, eu antes de enviar uma doação nessas caixas ligo sempre primeiro para a associação, peço para falar com alguém responsável e ponho as minhas questões, o que precisam, como (se pode ser usado ou tem de ser novo), etc, etc.
      Já houve com cada uma que me respondeu com cada coisa que meti logo de parte. Deveriam de actualizar essas associações e colocar associações que REALMENTE precisam.
      Liguei a uma que me disse que de momento estavam bem, não precisavam de nada --"
      Tenho enviado tudo para a ADRA, que eles não são apenas uma associação mas distribuem as coisas por outras associações, têm vários projectos solidários, são muito abrangentes, explicaram-me TUDO, respondem sempre, muito comunicativos e agradecidos. Adorei.

      Eliminar