COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Especialistas da ONU pedem medidas urgentes para proteger os civis e jornalistas

GENEBRA , Suíça , 15 de maio 2014 - O perito independente sobre a situação dos direitos humanos na República Centro Africano , Marie- Therese Keita - Bocoum , e do relator especial sobre a liberdade de expressão Frank La Rue, já condenou veementemente o assassinato do jornalista Camille Lepage e pediu medidas urgentes para fortalecer a proteção dos civis e jornalistas no país.


 
 
"A morte do jornalista francês Camille Lepage é mais uma prova , se necessário, a gravidade da situação de segurança na República Central Africano (CAR) . Ele tragicamente ilustra as violações diárias do direito à vida sofrida por civis neste país " , disse que os dois especialistas. "Este assassinato é um ataque direto à liberdade de expressão e informação", acrescentaram.

A declaração de especialistas da ONU vem depois da descoberta do corpo sem vida de Camille Lepage , fotojornalista francês Bouar no oeste.

"A situação atual faz com que seja necessário implementar medidas de emergência temporárias antes da efetiva transferência de responsabilidades para o MINUSCA 15 de setembro ", disseram os dois especialistas da ONU.

Eles afirmaram que estas medidas passaram necessariamente através de assistência técnica a vários mecanismos contra a impunidade e fortalecimento da segurança em todo o território CAR , nomeadamente através do envio de tropas conforme exigido pela resolução do Conselho de 2149 Segurança.

"Só estas medidas , forte e rápido, vai encontrar, prender e processar os perpetradores de violência, tais como os que foram mortos Camille Lepage e muitos outros na República Centro- Africano", disse Keita - Bocoum e Mr. La Rue.

"Apelamos à consciência da comunidade internacional. População Central , bem como os trabalhadores humanitários e jornalistas no CAR não pode esperar por 15 de setembro é implementado o dispositivo sobre a proteção de civis sob a resolução do Conselho de Segurança. Este dispositivo deve ser implementado sem demora ", acrescentou os dois peritos independentes.


(fonte: Nações Unidas - Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR )
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário