COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mostra de cinema angolano em Lisboa

Inicia-se hoje, 2 de Julho, mais uma mostra de cinema de Angola. Intitulada ‘Olhares Sobre Angola’, a mostra decorre até amanhã, (3 de Julho) na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa e propõe-se revelar os novos autores angolanos.


 
Mariano Bartolomeu e Ever Miranda Palacio são os realizadores convidados desta edição e os filmes que vêm apresentar integram a programação, integralmente dedicada ao cinema produzido em Angola.
A mostra tem como parceiros institucionais o Ministério da Cultura do Governo de Angola e a Embaixada da República de Angola em Portugal, é patrocinada pelo Banco BIC Portugal, RCR Fundação Cultural e BPO Advogados; conta ainda com os apoios da Cerveja CUCA e tem como media partner o portal ‘Welcome To Angola’.

Hoje, 2 de Julho, às 19h00, na sala Dr. Félix Ribeiro será exibido ‘Angola, Ano Zero’, um documentário que será apresentado pelo realizador Ever Miranda Palacio, e que convida a entrar nesta nova realidade angolana através de um diálogo entre emigrantes, após 30 anos de guerra civil: o realizador – um jovem cubano que deixou o seu país para se estabelecer em Angola -, e esses jovens angolanos ‘retornados’ determinados a contribuir para a redefinição de um novo projecto cultural e económico para o país. Às 20h00, na esplanada 39 Degraus da Cinemateca Portuguesa, decorrerá a apresentação e lançamento do DVD ‘Mariano Bartolomeu – Curtas-Metragens 1989 – 2008′, com a presença do realizador.

‘Hereros Angola’, de Sérgio Guerra, será exibido na sessão de abertura de ‘Olhares Sobre Angola’, às 21h30, na Sala Dr. Félix Ribeiro. Trata-de de um documentário sobre o grupo étnico com o mesmo nome, habitantes das terras do sudoeste de Angola, povo Bantu. Os Herero são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos. Este filme mostra o conhecimento vivo destes povos.

Amanhã, 3 de Julho, às 15h30, passa ‘Aprender a Ler Pra Ensinar Meus Camaradas’ de João Marques Guerra, acompanha a jornada de dois músicos angolanos que viajam até à Baía-Brasil em busca de traços de uma ancestralidade perdida. Às 19h00, tem lugar a sessão ‘Fragmentos’, com uma selecção dos melhores videoclips e vídeos experimentais realizados no último ano em Angola. Às 19h30, ‘Olhares Sobre Angola’ inaugura uma nova secção ‘Olhares Sobre…’, que pretende colocar em foco a obra de profissionais do cinema angolano.

Na sua terceira edição, a mostra de cinema de Angola coloca os’«Olhares Sobre… Mariano Bartolomeu’ e traz uma selecção das curtas-metragens: ‘Caribeando’ (1989), ‘Un Lugar Limpio y Bien Iluminado’ (1991), ‘Quem Faz Correr Quim?’ (1991), ‘O Sol Ainda Brilha’ (1995), ‘O Contador de Histórias’ (2003) e ‘Uma Noite para Falar de Amor’ (2008).



Sem comentários:

Enviar um comentário