COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"As ONGs são o coração do trabalho dos direitos humanos "

“Quando falamos de direitos humanos e pensamos no que são seus fundamentos – qual é o seu coração- está claro que vocês, a comunidade de ONGs, tem que ser o seu coração”, disse o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Zeid Ra’ad al Hussein.


Zeid disse que o trabalho feito por muitos agentes da sociedade civil demonstrou uma “coragem impressionante”, particularmente em um momento da história em que parece que o direito de existência do ser humano está sob ataque.

“E são vocês quem fazem a diferença”, disse ele. “Nós -o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos- continuaremos a acompanhá-los e trabalhar com vocês e fazer a coisa certa: ser sempre gentil e corajoso para defender essencialmente aquilo que nos faz humanos”.

Zeid fez seus comentários em uma reunião com ONGs durante o 27º Conselho de Direitos Humanos. A reunião foi uma oportunidade para o alto comissário da ONU se reunir com mais de 260 membros da comunidade de ONGs pela primeira vez e ouvir alguns dos seus comentários.

Vários participantes manifestaram preocupação quanto à protecção dos defensores dos direitos humanos, os direitos das crianças e o fortalecimento do engajamento da sociedade civil com os mecanismos de direitos humanos existentes. Por isso, perguntaram ao chefe da ONU para os direitos humanos que garantias de protecção poderiam ser oferecidas para os defensores.

“Eu não posso garantir proteção”, disse Zeid. “Ninguém pode. Mas vamos continuar a arquitectar uma boa luta. É como a física newtoniana: quanto mais eficaz a comunidade de ONGs for, mais pressão você sente. Isto vai mostrar o quão eficazes vocês são”.

O alto comissário também falou que deseja continuar o “esforço colectivo” que o ACNUDH empreendeu com as organizações não governamentais. “Embora em termos reais o número de pessoas que efectivamente trabalham nas questões seja pequeno, o impacto é poderoso”, disse.

“O destino do planeta depende de um pequeno número de pessoas”, ressaltou. “Vocês são apenas uma pequena fracção da humanidade, e ainda assim fazem muito”, concluiu.


(foto: onu)


Sem comentários:

Enviar um comentário