No lançamento do ano-safra 2015-16 em Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, o ministro da Agricultura, Aníbal João Pereira, anunciou que o governo iria em breve comprar 500 tractores para a produção agrícola, primeira fase de mecanização no país.
O ministro disse que o governo tinha actualmente 40 tractores para facilitar a agricultura mecanizada em grandes áreas, enquanto moto-bombas e máquinas de descasque de arroz serão disponibilizados aos agricultores em parcelas menores.
A meta do governo é aumentar a área de cultivo, especialmente nas regiões de Bafatá e Gabu, que são atravessados pelo rio Geba e, portanto, são propensos a ter duas colheitas por ano. O ministro disse que 15 mil hectares de terra já tinham sido identificados para definir a produção mecanizada.
Por sua parte, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, prometeu que logo deleniada uma planta de processamento de batata-doce em Bambadinca na região de Bafatá Macauhub diz.
Em simultâneo com o lançamento oficial do ano-safra foi de Bafata, a segunda cidade do país, realizou-se uma edição de 2015 da Feira Agrícola.
(foto da net) |
Sem comentários:
Enviar um comentário