A cada cinco anos, lideranças políticas e profissionais ligadas à prevenção do crime e à justiça criminal se reúnem para o Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal com o objectivo de colaborar na formulação da agenda e das normas nesta área.
O 13º Congresso do Crime, que será realizado em Doha, no Catar, de 12 a 19 de abril, marca o 60º aniversário do encontro e foi estabelecido com o fim de analisar a melhor forma de integrar essas importantes áreas ao trabalho global das Nações Unidas de enfrentar os desafios sociais e económicos.
O Congresso do Crime é um encontro mundial que reúne o maior e mais diversificado grupo de actores sociais na área de prevenção ao crime e de justiça criminal, bem como especialistas da academia, representantes de organização intergovernamentais e não governamentais, sociedade civil, agências especializadas e outras entidades das Nações Unidas.
Nas últimas seis décadas, os congressos têm tido um impacto nas políticas e fortalecido a cooperação internacional contra a ameaça global do crime organizado transnacional. Como fórum global, o Congresso do Crime possibilita o intercâmbio de informação e de boas práticas entre os Estados e profissionais da área.
Neste ano, o Fórum vai focar em quatro áreas: (I) Sucessos e desafios na implementação de políticas de prevenção ao crime e justiça criminal e de estratégias para promover o Estado de Direito, nos níveis nacional e internacional, e apoiar o desenvolvimento sustentável; (II) Cooperação internacional, incluindo no nível regional, para combater o crime organizado transnacional; (III) Abordagens integradas e equilibradas para prevenir e responder de forma adequada às novas e emergentes formas de crime transnacional; e (IV) Abordagens nacionais para a participação pública no reforço da prevenção ao crime e da justiça criminal.
Em português sobre: http://nacoesunidas.org/crime2015/
Sem comentários:
Enviar um comentário