COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Apelo ao "sentido de Estado" para resolver crise guineense

"A PBC apela ao sentido de Estado e a que se retome o diálogo político para resolver as actuais tensões no pleno respeito pela Constituição Nacional e do Estado de Direito e encontrar uma forma concertada para sair da actual crise política", anunciou hoje em comunicado.


A posição foi tomada na segunda-feira durante uma reunião da PBC em Nova Iorque para debater os recentes acontecimentos políticos no país.

Aquela entidade receia que a demissão do Governo possa "prejudicar os progressos alcançados até agora, existindo o risco de desestabilizar a frágil situação política no país e comprometer o continuado progresso económico".

"O povo da Guiné-Bissau, que lutou pela democracia e estabilidade, expressando livremente a sua vontade nas eleições de abril e maio de 2014 merece instituições e liderança sensíveis às suas aspirações", acrescenta.

A PBC lamenta ainda que "os esforços nacionais, regionais e internacionais não tenham impedido a escalada da crise".

O comunicado enaltece ainda "a moderação demonstrada pelas Forças Armadas da Guiné-Bissau e apela a que continuem a respeitar o poder civil".

O Presidente da República, José Mário Vaz, demitiu na passada quarta-feira, dia 12, o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, apesar dos apelos lançados dentro e fora do país para que não o fizesse.

O Executivo estava em funções há um ano, depois de o PAIGC vencer as eleições com maioria absoluta e de ter recebido duas moções de confiança aprovadas por unanimidade no Parlamento - para além de ter o apoio da comunidade internacional.

Depois da demissão e nos termos da Constituição, Vaz pediu ao PAIGC na qualidade de partido vencedor das últimas eleições que indicasse um nome para primeiro-ministro e aquela força política voltou na segunda-feira a propor Simões Pereira.





Sem comentários:

Enviar um comentário