COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Militares de Cabo Verde participam em exercício militar da CPLP em Portugal

Uma delegação das Forças Armadas Cabo-verdianas participa a partir desta terça-feira (9) no exercício militar Felino, a decorrer em Portugal, no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Um comunicado divulgado pelo Estado-Maior das Forças Armadas (EMGFA) cabo-verdianas indica que o Felino 15 vai simular uma situação de crise com contornos políticos, económicos, humanitários e de segurança interna.

"Os exercícios têm como objectivo treinar a Força Tarefa Conjunta e Combinada no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para o melhor planeamento e condução de uma Operação de apoio à paz e de apoio Humanitário sob égide da Organização das Nações Unidas (ONU)", precisa a fonte.

A operação que, até 18 do corrente mês, envolverá 15 delegações de países da CPLP, designadamente como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, terá lugar no Regimento de Infantaria Nº 10, em São Jacinto, Aveiro e no Aeródromo de Manobra Nº 1, em Macedo, Ovar, em Portugal.

Cabo Verde acolherá, em 2016, a próxima reunião dos chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, um entendimento saído do encontro dos CEMGFA realizado em maio último em Luanda (Angola).

A reunião decidiu igualmente que Cabo Verde vai ser palco, também no próximo ano, dos exercícios militares conjuntos da lusofonia (Felino) a ser preparados por Angola, que assumiu a liderança rotativa deste fórum.

O último encontro dos chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, decorrido nos dias 7 e 8 de maio último na capital angolana, foi uma oportunidade para analisar actividades do ramo militar nos países lusófonos, estabelecer cenários de cooperação futura nessa área e aprovar um programa e um plano de actividades a desenvolver entre 2015 e 2016. 


  







Sem comentários:

Enviar um comentário