COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O novo elenco tem 30 pastas, 15 ministérios e outras tantas secretarias e Estado

São ministros de Estado, Aristides Ocante da Silva, ministro da presidência do conselho de ministros e dos Assuntos Parlamentares e Florentino Mendes Pereira, que transita do Governo demitido mas mantendo a pasta da Energia e Industria.


Florentino Mendes Pereira é o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), a segunda maior forca política no Parlamento guineense, que será a base de sustentação parlamentar do novo executivo uma vez que Baciro Djá, embora dirigente do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) não tem o apoio do seu partido.

As ministras do novo governo são Evarista de Sousa, com a pasta da Mulher, Família e Coesão Social e Nharebat Ntchasso, com a pasta da Educação Nacional.

São secretarias de Estado Fatumata Djau, no Turismo, Maria Inácia Sanha, Gestão Hospitalar e Anita Djaló Sani para a pasta dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

O novo ministro da Defesa guineense, Eduardo Sanhá, é um jurista formado em Portugal, militar com a patente de general e até aqui presidente do Tribunal Militar Superior enquanto o também jurista, Octávio Alves, transita do Governo anterior mantendo a pasta da Administração Interna.

Para a pasta dos Recursos Naturais, fonte de polémica entre o presidente guineense, José Mário Vaz e o primeiro-ministro demitido, Domingos Simões Pereira, foi chamado o engenheiro dos petróleos, formado na Rússia, Epifânio Melo, que já liderou a Petroguin, agência estatal do petróleo da Guiné-Bissau.

Conselheiro do presidente guineense para a área das infraestruturas, Dionísio Cabi, sai da presidência para chefiar a pasta da Justiça.

A posse dos novos membros do Governo ocorreu esta tarde na presença do presidente guineense, embaixadores acreditados no país, Procurador-Geral da República entre outras individualidades do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário