COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

OMS pede mais esforços para combate às doenças tropicais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje empenho e esforços renovados para combater doenças tropicais negligenciadas como a calazar, lepra, bouba ou esquistossomose, que continuam a afectar e matar centenas de milhares de pessoas no continente asiático.


O alerta foi dado em Díli no decurso da 68.ª sessão do Comité Regional do Sudeste Asiático da OMS, que decorre na capital timorense até sexta-feira com delegações de 11 países.

"Apesar de serem chamadas doenças negligencias, estas são as doenças das pessoas negligenciadas, dos mais pobres dos pobres. Compromissos políticos fortes e esforços renovados e com foco centrado em torno da população afectada são necessários para controlar, eliminar e erradicar estas doenças", disse Poonam Khetrapal Singh, directora regional da OMS no sudeste asiático.

Entre as doenças que merecem menos atenção contam-se a calazar ou leishmaniose, a segunda doença parasitária que mais mata no mundo (atrás da malária), a bouba, uma doença infecciosa de pele, ossos e cartilagens, e a esquistossomose, uma doença crónica considerada a forma mais grave de parasitose.

Muitas destas doenças têm consequências mortais para os doentes e outras deixam-nos incapacitados ou desfigurados o que, sublinha a OMS, os torna vítimas de discriminação, estigma e até maus tratos, "empurrando-os ainda mais para a pobreza".

A OMS defende, por isso, medidas mais amplas de detecção precoce e tratamento adequado para prevenção e cura de toda a população afectada e em risco, com um envolvimento "multi-sectorial" na resposta das autoridades.

Um dos processos mais implementados é o de resposta à lepra, ou hanseníase, uma doença endémica em todos os países da região, que em 2013 foi responsável por mais de 155 mil casos (73% de todos os reportados globalmente).

Estima-se que haja ainda cerca de 60 milhões de pessoas infectadas com a filariose linfática (metade dos casos globais) com 10 mil casos de calazar e 147 milhões de pessoas em risco.

Timor-Leste e a Indonésia, por seu lado, são os únicos países com casos de bouba, sendo que a Indonésia persistem três 'bolsas' de esquistossomose, nomeadamente em zonas de difícil acesso e com falta de água potável ou saneamento adequado.




Sem comentários:

Enviar um comentário