COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

UA e HelpAge defendem políticas de proteção de idosos em África

Em nota conjunta divulgada no final de uma mesa redonda, realizada hoje na capital etíope, Adis Abeba, sobre o papel do idoso no alcance dos objectivos da Agenda 2063, a Comissão da União Africana e a HelpAge International consideraram que "abordar a questão dos idosos em África é também uma janela de oportunidade para que o continente possa planificar melhor o futuro da geração mais jovem".


O director de Assuntos Sociais da Comissão da União Africana, Olawale Maiyegun, lembrou aos representantes dos Estados-membros da organização continental que "a população idosa em África está a aumentar drasticamente" e que, portanto, "há necessidade urgente" de assegurar que os países estão a adoptar medidas apropriadas para atender as carências das pessoas mais velhas.
O Global AgeWatch Index 2015 assinala que as mulheres e os homens mais velhos em África enfrentam dificuldades económicas e sociais, sendo que a maioria nem sequer consegue aceder a serviços básicos.

O documento analisa 13 indicadores diferentes em quatro domínios-chave visando o bem-estar dos idosos, designadamente o rendimento, o estado de saúde, a capacidade e o ambiente propício de sobrevivência.

Durante o encontro de hoje, o director executivo da HelpAge International, Toby Porter, referiu que a maior ilação que se pode tirar do Global AgeWatch Index 2015 é que "milhões de pessoas mais velhas são invisíveis, vivendo as suas vidas em países onde as informações sobre a qualidade de vida das pessoas de idade avançada estão suprimidas nas bases de dados internacionais".
Essa omissão, disse Toby Porter, "é particularmente chocante em África", onde a HelpAge International só conseguiu obter dados referentes à situação dos idosos em 11 dos 54 países africanos.

Por seu turno, o administrador da HelpAge International, Sola Mahoney, considerou que, em África, as mulheres e os homens mais velhos "continuam a ter vidas miseráveis de pobreza e de falta de cuidados básicos no que respeita aos direitos humanos, incluindo o acesso a um rendimento seguro, abrigo e alimento".

Sola Mahoney desafiou os governos africanos a criarem sistemas que facilitem o intercâmbio inter geracional de conhecimentos e competências para que as duas gerações trabalhem juntas e materializem os objectivos da Agenda 2063.
"Precisamos ter cuidado para não concentrarmos todos os nossos esforços em cuidar da juventude em detrimento das outras gerações. Devemos esforçar-nos para garantir que não deixamos ninguém para trás", defendeu o administrador da HelpAge International.

A mesa-redonda teve lugar no contexto da implementação da Agenda 2063, que visa erradicar a pobreza numa geração e construir riqueza partilhada através de transformação social e económica do continente. 

A Comissão da União Africana definiu sete objectivos da nova estrutura de desenvolvimento continental, sendo o primeiro o que apela para "uma África próspera com base no crescimento inclusivo e no desenvolvimento sustentável", visando, entre outros, proporcionar segurança e protecção social para aos idosos.




Sem comentários:

Enviar um comentário