Em 8 de Julho de 2014, os membros do Conselho de Segurança realizaram um briefing pelo Representante Especial do Secretário-Geral para a África Ocidental, Said Djinnit.
Os membros do conselho disseram apoiar totalmente as actividades do Representante Especial e do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWA), especialmente na coordenação de estratégias regionais e internacionais para apoiar a paz e o desenvolvimento na África Ocidental e região do Sahel.
Os membros do Conselho notou que o progresso tinha sido feito para resolver os problemas políticos de ordem e de segurança que conhece África Ocidental. Congratularam-se com os progressos alcançados, em primeiro lugar, a implementação da Estratégia para a segurança das fronteiras da União do Rio Mano, com o apoio da UNOWA ea Comunidade Económica dos Estados da Estados da África (CEDEAO), a restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau e da implementação efectiva do mandato do UNIPSIL.
Os membros do Conselho também notou que UNOWA e a CEDEAO cooperar mais estreitamente nas áreas de diplomacia preventiva, a reforma do sector da segurança e gestão de conflitos. Eles convidaram parceiros a intensificarem os seus esforços para promover um clima favorável à estabilidade política e ao crescimento económico na região.
No entanto, os membros do Conselho expressaram sua preocupação sobre os desafios da sub-região, o crime organizado transnacional particularmente, tráfico de drogas, o terrorismo, a pirataria no Golfo da Guiné e os problemas de segurança nas fronteiras do Sahel e da Bacia do Rio Mano. Eles enfatizaram que esses desafios ameaçam a paz, estabilidade e progresso na sub-região (e além) e pediu a cooperação multilateral entre os Estados-Membros.
Os membros do Conselho também expressaram séria preocupação com a epidemia de Ebola que afecta actualmente alguns países da África Ocidental, e instou a comunidade internacional a prestar assistência rapidamente para evitar a propagação.
Os membros do Conselho incentivou todos os actores para fazer o seu melhor para as eleições a serem realizadas em 2015-2016 em vários países da África Ocidental são multi, livre, credível e pacífica. Eles encorajaram UNOWA de continuar a trabalhar em estreita parceria com a CEDEAO e usar seus bons ofícios na região.
Os membros do conselho também estavam preocupados com a ameaça representada pelas actividades do grupo terrorista Boko Haram no nordeste da Nigéria e dos países vizinhos (Níger, Chade e Camarões). Congratularam-se com os esforços do Representante Especial, como o Alto Representante do Secretário-Geral na Nigéria para facilitar o apoio que a Organização das Nações Unidas fornece os esforços para garantir a libertação de forma segura, estudantes sequestrados em Chibok (Estado de Borno), abril 14, 2014, e assistência em geral para lutar contra a ameaça representada pelo Boko Haram.
Membros do Conselho de incentivar os membros da Comissão Mista Camarões-Nigéria, para continuar os seus esforços para concluir a demarcação da fronteira, de acordo com a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de 2002.
Os membros do Conselho tomou nota do Secretário-Geral recomendou a criação de grupo analítico especializado dentro da Secção Política da CEDEAO responsável por apoiar os bons ofícios e permitir a adoção de medidas preventivas O mais breve possível. Eles olharam para a frente esta recomendação a ser implementado sem demora.
(fonte: Nações Unidas)
Sem comentários:
Enviar um comentário