LAGOS, Nigeria, July 3, 2014 – O Governo do Estado de Bayelsa, na Nigéria, (http://www.bayelsa.gov.ng) deu por terminados os preparativos para receber os líderes empresariais do mundo entre 16 e 18 de Julho de 2014, no seu primeiro fórum sobre investimento e economia, sob o tema “Realizar os potenciais económicos do Estado de Bayelsa”.
Ao divulgar esta notícia numa conferência de imprensa em Lagos, o Comissário de Estado para o Comércio, a Indústria e o Investimento, Barrister Kemela Okara, afirmou que o Fórum está em linha com o projeto económico da actual administração para uma economia impulsionada pelo sector privado, o qual, segundo ele, já estava a ser aproveitado por alguns investidores estrangeiros.
“Esperamos” disse Kemela Okara “que os potenciais investidores de diferentes partes do mundo, residentes na Nigéria e naturais de Bayelsa na Diáspora, venham e aproveitem as várias oportunidades que se apresentam na Agricultura, Aquacultura, Petróleo e Gás, ICT, Turismo e Hotelaria e Produção de Energia”.
Disse ainda que, em linha com a visão da administração de transformar o Estado de Bayelsa no Dubai de África, o governo estava a criar um ambiente propício aos negócios, incluindo segurança adequada, infraestruturas e legislação a pensar nos investidores.
Entre alguns dos projetos em curso que o Comissário disse seriam do agrado dos potenciais investidores incluem-se o porto marítimo de Agge Deep, o aeroporto de mercadorias, o centro de diagnóstico de primeira linha, um hotel de 5 estrelas com um custo de vários milhões de naira e uma zona de comércio livre que o governo planeia criar e na qual não serão aplicados impostos locais.
Na continuação, o Director-Geral da Agência de Promoção do Investimento em Bayelsa, Freda Murray-Bruce, disse que a escolha de Bayelsa como anfitrião de muitos eventos internacionais nos últimos dois anos e meio é um indício claro de que Bayelsa é o estado mais pacífico do país.
Destacando os resultados da administração do Governador Seriake Dickson, Daniel Iworiso-Markson, o Secretário-Geral para a Comunicação Social, revelou que o estado está a gerar mil milhões de naira em receitas internas (IGR) por mês, o que representa um aumento de cerca de 1000%; um valor que deverá aumentar para 6 mil milhões nos próximos anos. Realçou, no entanto, que este objectivo só se poderá concretizar convidando investidores, tanto estrangeiros como nacionais, a investir.
Realçando a relevância do sector da produção de energia para a economia, o Conselheiro Especial do Governador para o Investimento, Cyril Akika, revelou que o governo, além da energia gerada actualmente, planeia gerar mais 3000 megawatts para aumentar a energia disponível no estado.
Daniel Iworiso-Markson
(Secretário-Geral para a Comunicação Social para o Governador do Estado de Bayels)
Sem comentários:
Enviar um comentário