EUA saúdam o investimento chinês em África
O representante comercial dos EUA, Michael Froman, apresentou numa conferência de imprensa realizada ontem (5), em Washington, o avanço da Cúpula EUA-África. Na ocasião, questionado sobre "a concorrência entre EUA e China em África", Froman apontou que os EUA saúdam o investimento em África de países como a China, Índia e Turquia, que contam já com actividades comerciais de importante dimensão no Continente.
Segundo Froman, os EUA prestam cada vez mais atenção a África e querem fortalecer as colaborações entre os dois laços, através do reforçar das cooperações nas áreas da alimentação, energia eléctrica e segurança, adiar a Lei do Desenvolvimento e Oportunidade de África e avançar com a Bolsa de Liderança Jovem Africana. Através da Cúpula entre os EUA e África, os EUA vão continuar integrando os recursos das empresas governamentais e privadas, no sentido de promover o investimento americano no Continente.
O ministro do comércio dos EUA, Penny Pritzker, apontou no mesmo dia que, juntamente com a expansão da classe média africana, o país espera o crescimento da exportação externa para África. Os EUA estão construindo representações comerciais em alguns países africanos, incluindo Angola, Etiópia, Moçambique e Tanzânia, para que apoiem as empresas americanas a entrarem no continente.
Actualmente, entre as dez economias que mais crescem no mundo no mundo, seis estão em África. A União Europeia, Japão, China, Índia já realizaram cúpulas com África, visando promover a cooperação comercial.
Sem comentários:
Enviar um comentário