O chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) português, almirante Luis Manuel Macieira Fragoso, inicia na quinta-feira uma visita de cinco dias a Timor-Leste durante a qual se reunirá com autoridades civis e militares.
A visita ocorre numa altura em que as autoridades timorenses estão a desenhar o novo conceito estratégico de defesa e segurança nacional que deverá incluir um componente marítimo.
Portugal, que tem apoiado o desenvolvimento das Forças de Defesa (F-FDTL), e o seu componente naval, deverá manter essa assistência, especialmente no que toca à formação de quadros.
Luis Fragoso arranca a visita a Timor-Leste com um encontro com o comandante das F-FDTL, major general Lere Anan Timor, a que se seguem encontros com o ministro da Defesa, Cirilo Cristóvão, e com o ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, Xanana Gusmão.
Ainda na sexta-feira está previsto um encontro com o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, antes de uma conferência na Presidência da República de Timor-Leste sobre "Soberania e Espaços Marítimos", que será dada pelo contra-almirante Gouveia e Melo.
No sábado, está prevista uma visita ao comando do Componente Naval, localizado em Hera, a leste de Díli, e depois ao Cemitério dos Heróis.
Sem comentários:
Enviar um comentário