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Joseph Pulitzer

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Em Fevereiro , o Conselho deverá ter um briefing e realizar consultas sobre Guiné-Bissau.



Ação esperada do Conselho 

Em fevereiro , o Conselho deverá ter um briefing e realizar consultas sobre Guiné-Bissau.  

José Ramos- Horta , o Representante Especial do Secretário-Geral e chefe da Missão da ONU Integrado de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), irá apresentar ao Conselho que considere o relatório do Secretário-Geral de 90 dias para a restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau. Outros palestrantes são esperados, Embaixador Antonio Patriota (Brasil), como presidente da configuração Guiné-Bissau da Comissão de Consolidação da Paz (PBC), e representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO ) e a Comunidade dos Países de Língua Português.


É provável que o Conselho emitirá uma presidencial ou uma declaração à imprensa.

Principais Desenvolvimentos RecentesPresidente de Transição Manuel Serifo Nhamadjo emitiu um decreto em 15 de novembro reescalonamento eleições nacionais de 24 de novembro de 2013 a 16 de Março de 2014, marcando a segunda vez que o prazo para restaurar a ordem constitucional seria perdida.Quando Ramos Horta informou o Conselho em 26 de Novembro de 2013, ele relatou uma deterioração da situação dos direitos humanos e de segurança que ameaçou a realização de eleições credíveis. Durante as consultas, ele solicitou ao Conselho que considere visitar Guiné-Bissau para enviar um sinal forte sobre o mantimento para a nova data eleitoral.Em uma declaração presidencial aprovada em 9 de dezembro, o Conselho apelou para as eleições nacionais oportunas e confiáveis ​​e alertou potenciais spoilers de possíveis sanções ( S/PRST/2013/19 ) . A declaração também acolheu um plano da CEDEAO para reforçar a missão da CEDEAO na Guiné-Bissau ( ECOMIB).O recenseamento eleitoral com muito atraso começou em 1 º de dezembro e foi a correr até 31 de Dezembro. O Presidente da Comissão eleitoral, Augusto Mendes, emitiu uma declaração em 17 de Dezembro observando que o processo foi atrasado devido a, entre outros, kits eleitorais insuficiente e formação inadequada dos nacionais da Guiné-Bissau na sua utilização . Ele recomendou um mínimo de 400 kits eleitorais.  
A partir do final de janeiro, havia cerca de 200 kits de funcionamento, compreendendo laptops, webcams, geradores e de impressões digitais e leitores de código de barras, dos quais 150 tinham sido fornecidos por Timor-Leste e 50 pela Nigéria (Nigéria enviou 300 kits totais, mas a maioria não ter trabalhado). Durante as consultas de vários intervenientes no fim de semana de 04-05 janeiro, foi decidido que o registro de eleitores seria prorrogado até 31 de janeiro.Dirigindo-se à mídia em 27 de janeiro, Nhamadjo disse que 72 por cento dos cerca de 810 mil potenciais eleitores, incluindo na diáspora, haviam sido registrados. Ele sugeriu que as autoridades poderiam estender o registo por vários dias, mas não mudaria a data da eleição 16 de março.Mais cedo, Koumba Yalá do Partido de Renovação Social ( PRS ), anunciou em 1 de Janeiro de que ele estava se aposentando da vida política e não iria concorrer à presidência. Yalá teria enfrentado deposto ex- primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior na eleição presidencial de 2012 run-off se não tivesse sido interrompido pelo golpe de 12 de abril, 2012 .Em outros desdobramentos, uma lei de anistia para os golpistas foi reintroduzido na Assembleia Nacional no dia 6 de Dezembro, que em conjunto ainda tem de agir.A tripulação de um avião de passageiros da TAP Portugal foi forçado a embarcar 74 refugiados sírios por parte das autoridades no aeroporto de Bissau em um voo de 10 de Dezembro com destino a Lisboa. Os sírios , que carregavam falsos passaportes de serviço turcos, tinham viajado da Turquia, em seguida, Marrocos à Guiné-Bissau. Depois que desembarcou em Portugal, onde pediu asilo, Portugal suspendeu voos directos para Guiné-Bissau. Num comunicado de imprensa, Ramos Horta descreveu o incidente como provavelmente parte de um anel de tráfico humano. Ministro das Relações Exteriores Guiné-Bissau Fernando Delfim da Silva renunciou, vários dias depois, o ministro do Interior Antonio Suka Tchama, que telefonou pessoalmente funcionários da companhia aérea e exigiu que os refugiados serem autorizados a embarcar, também renunciou. Nhamadjo ainda tem de aceitar os seus pedidos de demissão. Procurador-Geral Abdu Mane ordenou que Tchama fosse preso, mas a polícia não tenha feito isso citando preocupações de segurança.Em 4 de janeiro, Senegal detido uma traineira de pesca russo com supostamente 62 russos e 20 da Guiné-Bissau a bordo. Senegal disse que o navio estava a pescar ilegalmente sem licença em suas águas perto da fronteira com Guiné-Bissau. Ele tinha uma licença de Guiné-Bissau. No relatório do Secretário -Geral novembro, observou-se que os militares Guiné-Bissau tem vindo a negociar licenças de pesca com barcos de pesca estrangeiros ( S/2013/680 ) .Polícia Guiné-Bissau e da Guarda Nacional tentou entrar nas instalações UNIOGBIS em Buba em 16 de Janeiro para procurar Gomes Júnior, que é espalhado boatos para ter retornado ao país. Após cerca de uma hora , eles deixaram depois de ter sido negada a entrada por UNIOGBIS. 
A evolução da Comissão de Consolidação da PazDe janeiro 20-23 , Patriota, como presidente da configuração PBC Guiné-Bissau, visitou o país. A missão foi a intenção de mostrar apoio para as eleições e os esforços do UNIOGBIS, bem como começar a planejar uma estratégia pós- eleitoral para PBC reengajamento. 
Questões-chaveA questão-chave de preocupação para o Conselho a realização de eleições e se a data de 16 março serão cumpridos.Além de completar o recenseamento eleitoral, uma questão imediata chave é a necessidade de a Assembleia Nacional para encurtar vários prazos eleitorais, nomeadamente a exigência de que o recenseamento eleitoral estar concluído pelo menos 60 dias antes das eleições.O clima pré-eleitoral, incluindo a situação dos direitos humanos e mantendo os candidatos e imprensa livre de intimidação, também é fundamental para a realização de eleições credíveis .Pós-eleição pretende apoiar um governo recém-eleito e promover um governo de unidade nacional são considerados importantes, a fim de evitar um novo golpe.Movendo-se para a frente com as reformas estruturais para quebrar o ciclo de interferência militar na política e corrupção é uma questão de longo prazo relacionados.Uma questão emergente parece ser que como substitutos de um declínio nas receitas relatada de tráfico de drogas desde algumas detenções de alto perfil da Agência Antidrogas dos EUA, outras actividades ilícitas têm expandido. (Neste contexto membros podem procurar mais informações sobre redes de tráfico de pessoas ou a pesca ilegal.) 
OpçõesO Conselho pode considerar as seguintes opções :a emissão de uma presidencial ou uma declaração à imprensa reiterando a importância de eleições livres e justas e lembrando potenciais spoilers de possíveis sanções;direcionando Comité de Sanções das Guiné-Bissau 2048 para identificar os indivíduos para novas sanções se Ramos-Horta relatar atrasos intencionais na realização das eleições , e realização de uma missão de visita à Guiné-Bissau.Conselho e Dynamics WiderO Conselho tende a se unir em Guiné-Bissau e segue a liderança da CEDEAO. Com Nigéria tendo ingressado no Conselho em 1 de Janeiro de 2014, os membros podem adiar para suas preferências.Preocupações dos membros do Conselho sobre a situação foram demonstradas pelo aviso de sanções específicas na sua declaração presidencial recente. No entanto, com o registro de eleitores em frente, o Conselho pode continuar a mostrar flexibilidade, se outro atraso das eleições parece provável. Muito vai depender se UNIOGBIS avalia os atrasos como técnico ou intencional.Até o momento, o Comité de Sanções do 2048 não tem sido muito activo. Com Nigéria agora presidindo a Comissão e também de ser o porta-canetas em Guiné-Bissau, bem como equipar a maioria dos ECOMIB, isso pode resultar em uma nova dinâmica e um aumento no foco global sobre Guiné-Bissau no Conselho.CEDEAO tem buscado apoio financeiro e logístico para reforçar ECOMIB mas o P3 tem deixado claro que a CEDEAO deve suportar ECOMIB usando seus próprios recursos.Quanto a um possível Conselho de visitar missão à Guiné-Bissau, vários membros pensam que uma visita será mais apropriado depois das eleições.





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