COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Em Dakar mulheres para a paz em Casamança

Trezentas mulheres vindas de Ziguinchor, Kolda e Sédhiou estão reunidas em Dakar para pressionar o governo a estabelecer um calendário para as negociações para uma paz permanente em Casamança




300 mulheres vindas de Ziguinchor, Kolda e Sédhiou estão reunidas em Dakar para pressionar o governo a estabelecer um calendário para as negociações para uma paz permanente em Casamança, informa a imprensa senegalesa, acrescentando que o outro objectivo é envolver todas as Senegalesas na resolução do conflito armado em curso desde 1982 na região meridional. "Encontramo-nos num período que não é nem de paz nem de guerra. Todas juntas devemos chamar as partes em conflito para se sentarem à mesa de negociações. As populações querem a paz, as partes envolvidas dizem que querem a paz, então não entendemos porque não foi ainda estabelecido nenhum calendário ", disse Seunabou Male Cissé, presidente da Comissão para o Diálogo da Plataforma das Mulheres para a Paz em Casamança. Para Cissé "tem de se tirar proveito de um momento favorável para pedir às partes envolvidas para acelerarem o ritmo e abrir as negociações".

A Plataforma é a organizadora da manifestação desta segunda-feira, cujo ponto culminante será o debate nacional sobre a participação das mulheres na resolução deste conflito de trinta anos entre a rebelião separatista do Movimento das Forças Democráticas de Casamança ( MFDC ) e as autoridades de Dakar. É prevista ainda nesta segunda-feira a cerimónia oficial do estabelecimento do Pólo de Desenvolvimento Económico de Casamança, um projecto financiado pelo Estado do Senegal (seis milhões de dólares) e pelo Banco Mundial, com uma linha de crédito de 40 milhões, destinado a aumentar a produtividade do sector agrícola , oferecendo um apoio particular a jovens e mulheres nas três regiões meridionais de Ziguinchor, Kolda e Sédhiou . Depois de anos de intensos combates, nos últimos tempos se têm verificado ataques direccionados , emboscadas e escaramuças, cada vez menos frequentes , mas que ainda são causa de instabilidade na região, com um forte potencial agrícola e turístico. Uma calma relativa que, por outro lado, alimenta o optimismo das autoridades locais e nacionais, mesmo que até agora ainda não se traduziu em passos em frente concretos em termos de negociações.

Recentemente, o Bispo de Ziguinchor Dom Paul Abel Mamba, insistiu na necessidade de envolver todos os cidadãos senegaleses, bem como os países vizinhos - Gâmbia e Guiné-Bissau - para encontrar "uma solução política duradoura e definitiva", através da assinatura de um acordo "respeitoso da soberania de todos", capaz de assegurar um "desenvolvimento solidário entre todos os povos da região ". No seu discurso à nação para o ano de 2014, o presidente Macky Sall assegurou por sua vez que "com o apoio de todos os nossos parceiros permanecem em vigor todas as medidas de reinserção para aqueles que aceitam depor as armas". Eleito há quase dois anos, o chefe de Estado se tem empenhado na resolução do conflito em Casamança.

(in: rv)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário