COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

John Kerry recebe Rui Machete em Washington

Reunião marcada para quarta-feira com o objetivo de discutir «questões de interesse comum da agenda internacional»

 O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros reúne-se quarta-feira em Washington com o secretário de Estado norte-americano para discutir «questões de interesse comum da agenda internacional», disse esta sexta-feira fonte oficial à agência Lusa.

No encontro, Rui Machete e John Kerry «passarão em revista o relacionamento entre Portugal e os Estados Unidos, na esfera bilateral e multilateral» e «abordarão questões de interesse comum da agenda internacional», acrescentou a mesma fonte.

A Síria e a pirataria no Golfo da Guiné deverão ser temas em análise, entre outros. A manutenção do dispositivo norte-americano na base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, deverá ser outro dos temas abordados, depois de o Presidente norte-americano ter assinado o diploma que mantém o normal financimento da estrutura até que seja tomada uma decisão definitiva quanto ao seu futuro.

No final de 2012, a Administração norte-americana anunciou a intenção de reduzir o efetivo nas Lajes ao mínimo, prevendo manter apenas 160 militares, sem famílias, o que levaria ao despedimento de cerca de três centenas de trabalhadores portugueses a partir de outubro de 2014.

A Guiné-Bissau poderá ser também outro dos temas em debate, num momento em que está a decorrer o recenseamento eleitoral no país para as eleições de 16 de março.

O governo de transição não é reconhecido por Portugal nem pelos Estados Unidos. Recentemente, o Presidente Obama convidou os países africanos para uma cimeira e a Guiné-Bissau foi um dos dois únicos estados a não serem convidados.

O chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, tem um mandado de captura internacional por suspeitas de estar ligado a redes internacionais de tráfico de droga. O antigo chefe da Armada, Bubo Na Tchuto, já foi detido pelas autoridades norte-americanas e está a ser julgado em Nova Iorque.




Sem comentários:

Enviar um comentário