COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

GTAPE sem Boletins de recenseamento eleitoral

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) entidade do Governo de transição encarregue de executar a inscrição dos eleitores, está há mais de uma semana sem boletins de recenseamento.




Para contornar a situação, o GTAPE encomendou perto de três mil boletins de recenseamento à Imprensa Nacional (INACEP). Os técnicos e alguns funcionários estiveram, durante a noite desta quarta-feira, 15 de Janeiro, a trabalhar na produção dos materiais solicitados.

De acordo com uma fonte da instituição, contactada pela PNN, até ao final de 16 de Janeiro o GTAPE pode receber uma parte do material, devendo a outra ser entregue dias depois.

Os boletins iniciais foram emitidos em Timor-Leste, cerca de 800 mil, mas esgotaram-se antes que fosse inscrito o número necessário de eleitores. Estimava-se pouco mais de 800 mil potenciais eleitores.

Em consequência desta situação, no terreno, os trabalhos de recenseamento que terminam dentro de 14 dias em todo território nacional e diáspora, encontram-se «a meio gás» ou paralisados em alguns círculos eleitorais, devido também à falta de tinta para impressão de cartões.

A PNN apurou que um lote de outros tipos de materiais destinados a este processo se encontra a caminho de Bissau, a partir de Dakar, através de meios de transporte terrestres, como é o caso da tinta de impressão cuja data de chegada ainda não foi anunciada.

Esta realidade levou as brigadas de recenseamento eleitoral a inscrever os eleitores sem cartões, uma situação que já começou a provocar protestos em algumas localidades.

Estas e outras situações estão a contribuir fortemente para o não cumprimento do dia 16 de Março, data eleita por Manuel Serifo Nhamadjo, Presidente de transição desde Maio de 2012.


1 comentário:

  1. A máquina da incompetência já está a trabalhar a todo o vapor. Então eles não sabiam providenciar tudo em Novembro? Será que não sabiam que era necessário verificar, para que tudo estivesse pronto a tempo e horas? Será que é necessário repetir recensear os anteriores recenseados? Não basta ter um cartão de eleitor válido pelo menos por 10 anos? O preparativo do adiamento já se começa a sentir, pois, esse é o desejo daqueles que estão agarrados ao poder com unhas e dentes.

    ResponderEliminar