COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sábado, 14 de fevereiro de 2015

"DICIONÁRIO POLÍTICO" (Cont.)

POLITICA


Vem do grego "Polis", nome com que se dominaram as cidades gregas soberanas e independentes, cuja organização constituiu uma antecipação dos Estados modernos.

1. Em sentido restrito, Política pode significar quer a Ciência do Estado (Politicologia) quer a actividade relacionada com o Bem Público do Estado.
A política, como actividade, é o conjunto de operações realizadas por indivíduos, grupos ou poderes estatais em ordem à consecução do Bem Público.
Sob este aspecto, a Política cabe em primeiro lugar aos órgãos públicos do Poder.
Há uma macro-politica ou política geral, que visa o ordenamento supremo de todas as forças do país, e uma micro-politica ou politica especializada que concentra a sua acção em aspectos parciais do Bem Público. Neste último sentido, fala-se de Política económica, Política social, Política educacional, etç.

2. Extensivamente, chama-se política à arte ou artificio com que se conduz um assunto (qualquer) ou se usam os meios para conseguir um fim determinado (Cf. Dic. de Real Academia). Especialmente chama-se política à arte usada por um líder para conseguir unidade de vontade e cooperação numa empresa comum. Nesse sentido, fala-se de boa ou má política de um chefe de sindicatos, de um partido político, etç.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário