POLITICA
Vem do grego "Polis", nome com que se dominaram as cidades gregas soberanas e independentes, cuja organização constituiu uma antecipação dos Estados modernos.
1. Em sentido restrito, Política pode significar quer a Ciência do Estado (Politicologia) quer a actividade relacionada com o Bem Público do Estado.
A política, como actividade, é o conjunto de operações realizadas por indivíduos, grupos ou poderes estatais em ordem à consecução do Bem Público.
Sob este aspecto, a Política cabe em primeiro lugar aos órgãos públicos do Poder.
Há uma macro-politica ou política geral, que visa o ordenamento supremo de todas as forças do país, e uma micro-politica ou politica especializada que concentra a sua acção em aspectos parciais do Bem Público. Neste último sentido, fala-se de Política económica, Política social, Política educacional, etç.
2. Extensivamente, chama-se política à arte ou artificio com que se conduz um assunto (qualquer) ou se usam os meios para conseguir um fim determinado (Cf. Dic. de Real Academia). Especialmente chama-se política à arte usada por um líder para conseguir unidade de vontade e cooperação numa empresa comum. Nesse sentido, fala-se de boa ou má política de um chefe de sindicatos, de um partido político, etç.
Sem comentários:
Enviar um comentário