COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CPLP pede rápida solução da crise através de "diálogo construtivo"

A 12 de agosto, o Presidente guineense, José Mário Vaz, demitiu o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, justificando-se com dificuldade em relacionar-se com o primeiro-ministro.


O chefe de Estado nomeou depois Baciro Djá para o cargo, mas esta decisão foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça por desrespeito à norma que obriga o Presidente a indicar o primeiro-ministro a partir dos resultados eleitorais. 

"A CPLP reitera o apelo à continuação do diálogo construtivo entre os órgãos de soberania, partidos políticos e organizações da Sociedade Civil, para que possam convergir na rápida resolução da atual crise, através de uma solução negociada", indica a organização lusófona em comunicado enviado à agência Lusa, na sequência de uma reunião na quinta-feira para "apreciar a evolução política na Guiné-Bissau". 

A CPLP apela para que "toda a ação política assente no respeito pela Constituição da República e no quadro do normal funcionamento das instituições democráticas", ao mesmo tempo que se congratula "com a continuidade do normal funcionamento das instituições democráticas" guineenses. 

A organização lusófona acrescenta que se mantém "empenhada em promover a articulação com os demais parceiros internacionais na prossecução de um consenso político na Guiné-Bissau" e manifesta "a sua solidariedade para com o povo da Guiné-Bissau", reiterando "o compromisso com o primado da Paz, Democracia e Estado de Direito, princípios consagrados na sua Declaração Constitutiva".




Sem comentários:

Enviar um comentário