COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Portugal diz que apoio à G-Bissau depende do respeito pela Constituição


O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse à agência Lusa que o apoio da comunidade internacional à Guiné-Bissau está dependente do respeito pela Constituição guineense.


"Nós faremos os maiores esforços que possamos para que a comunidade internacional - se houver por parte do Presidente da Guiné-Bissau e das outras forças políticas uma boa vontade e o respeito pela Constituição - continue a apoiar a Guiné-Bissau", declarou Rui Machete, em declarações à agência Lusa, em Paris.

O ministro lembrou que o respeito pela Constituição "é uma condição `sine qua non` para que a comunidade internacional não negue ou não suspenda o seu apoio".

Rui Machete apelou a uma "solução compromissória" entre as partes, considerando que "neste momento se abriu uma nova fase que dá possibilidades ao Presidente da República da Guiné-Bissau de encontrar, em conjugação com o presidente do PAIGC e em conjugação com os outros partidos políticos da Guiné" essa solução.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, destituiu a 12 de agosto o então primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, tendo nomeado Baciro Djá para o cargo, mas esta nomeação foi considerada inconstitucional pelo Supremo guineense por desrespeitar a lei que prevê que seja o partido vencedor das eleições a indicar o nome do chefe do Governo.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário