COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Caju salva o país de colapso económico

Um registo favorável na colheita de caju na Guiné-Bissau está ajudando a fortalecer as finanças do governo, o FMI e ex-ministro das Finanças disse, aliviando as preocupações de um colapso económico na sequência de uma crise política que dura já um mês.


Presidente José Mário Vaz demitiu seu gabinete, em agosto, o que levou a CEDEAO bloco regional do Oeste Africano para avisar que os ganhos económicos realizados desde a eleição 2014 foram "seriamente ameaçados".

Mas um funcionário do Fundo Monetário Internacional disse que, de fato, a economia tinha sido impulsionado este ano pela safra de castanha de caju, que compõem mais de 80 por cento de todas as exportações do pequeno país do Oeste Africano.

"Até agora, não há indicações de que os desenvolvimentos políticos tiveram um impacto substancial sobre a economia, que beneficiou de uma campanha de registo do caju", disse o funcionário do FMI.

A ex-colónia Português, que tem visto nove golpes de Estado desde 1980, não tem actualmente nenhum governo e seus ministérios são apenas parcialmente operacionais.

CEDEAO está tentando mediar uma solução para a crise que alienou Vaz do partido PAIGC no poder.

O funcionário do FMI colocou as exportações de caju em cerca de 152 mil toneladas a partir do final do mês de Agosto, ou cerca de 2.000 toneladas acima da projecção de 2015. Ele acrescentou que os preços mais altos havia criado um incentivo maior para exportar.

O governo disse que as exportações do ano passado foram 136.000 toneladas.

A temporada de caju vai de abril a setembro. Geraldo Martins, ministro das Finanças até o mês passado, disse à Reuters que os dados mostraram que as exportações de 170.000 toneladas, batendo o recorde de 2011.

"Se não houver uma solução para a crise política nas próximas semanas, o impacto económico pode ser mínima", disse ele.

Mas ele alertou que as receitas fiscais caíram por 25-30 por cento em agosto e disse que as promessas de ajuda de doadores internacionais poderiam estar em perigo devido ao vácuo de poder.

"Nós estávamos no caminho certo, mas com a paralisia atual não é claro que podemos celebrar acordos com parceiros estrangeiros", disse ele.

O ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira ajudou a convencer os doadores a promessa de mais de 1 bilhão de euros (US $ 1,1 bilhões) em ajuda financeira ao país em março.

Martins acrescentou que antes de sua demissão, a economia estava no caminho certo para o crescimento do PIB de 7 por cento em 2015, contra uma previsão do FMI de 4,7 por cento.




Sem comentários:

Enviar um comentário