Música para consolidar a paz na Guiné-Bissau vai animar a sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque na quarta-feira, num concerto organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou a organização.
A representação da CPLP junto das Nações Unidas celebra pelo terceiro ano consecutivo o Dia da Língua e da Cultura lusófona.
Desta vez, a iniciativa é feita com o concerto “Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau" com o cantor e músico guineense Zé Manel, membro fundador dos Super Mama Djombo, uma das mais célebres bandas do país.
O concerto tem como objetivo "realçar a importância do país como ponto de convergência dos ideais de independência e pluralismo do mundo lusófono", refere a organização, em comunicado.
Por outro lado, a diversidade étnica e linguística produziu grande variedade de expressões artísticas e tradições musicais "pouco conhecidas no cenário internacional".
Para a organização, esta "celebração" assume especial relevância no momento que o país atravessa, com um processo eleitoral que vai permitir o retorno à ordem democrática e constitucional e "o relançamento da cooperação e do apoio internacionais ao desenvolvimento".
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP foi instituído pela CPLP em julho de 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário