COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

terça-feira, 22 de julho de 2014

Casa do Conhecimento da Univ. Minho inaugurada em Timor-Leste

A Rede Casas do Conhecimento da Universidade do Minho acaba de ser alargada a Timor-Leste. O novo polo criado na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL), em Díli, visa promover a info-inclusão e a literacia digital. As iniciativas previstas incluem formações online, projectos tecnológicos, conferências, jornadas criativas e culturais, entre outras.


A inauguração do espaço contou com o reitor da UMinho, António M. Cunha, o reitor da UNTL, Aurélio Guterres, o vice-ministro do Ensino Superior timorense, Marçal Ximenes, o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus, e a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, entre outras personalidades.

Esta é a primeira Casa do Conhecimento da UMinho fora de Portugal e quer também interligar projetos com as restantes sete valências da rede, presentes no Centro de Computação Gráfica (CCG)/UMinho e nos concelhos de Boticas, Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho, Vila Verde e, em breve, Trofa.

No protocolo assinado, a UNTL compromete-se a dar condições para o bom funcionamento e a dinamização das atividades em Díli, enquanto a UMinho define anualmente um plano adequado aos interesses e necessidades da comunidade timorense. O polo asiático, tal como os congéneres portugueses, pretende preparar os cidadãos para desafios como a inovação, a experiment ação tecnológica, o empreendedorismo de base local e o desenvolvimento socioeconómico das regiões. “Esta é uma nova forma de a UMinho intervir, de modo participativo e comprometido com as populações, levando o ‘desassossego’ que se espera de uma universidade e rentabilizando o potencial da sua diversidade e a riqueza dos seus saberes', refere Luís Amaral, presidente do CCG e professor da Escola de Engenharia da UMinho.


Universidade do Minho coorganizou conferência em Díli

A antecipar da X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que Timor-Leste recebe quarta-feira, a UMinho e a UNTL promoveram a Conferência Internacional “Investigação, Educação, Cooperação e Desenvolvimento”, em Díli. A abertura contou com os reitores das duas academias e o primeiro-ministro Xanana Gusmão. Os painéis juntaram representantes de vários países da CPLP e responsáveis de universidades portuguesas que se têm destacado na cooperação com Timor-Leste, como o vice-reitor da UMinho Rui Vieira de Castro. Debateu-se ainda temas relevantes em áreas como Ciências Sociais e Políticas, Engenharia e Educação, com a participação dos professores da UMinho Licínio Lima, Luís Amaral e Manuel António Silva.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário