TVI será a primeira emissora de Portugal a transmitir conteúdo produzido na sede das Nações Unidas em Nova York; cooperação segue modelo iniciado com GloboNews, do Brasil e TIM, de Moçambique.
A Rádio ONU em Português inicia neste mês de junho uma parceria com a TVI, um dos principais canais privados de televisão de Portugal. Com o acordo, a emissora passa a receber "flashes" de informações e reportagens directamente da redacção da rádio, na sede das Nações Unidas, em Nova York.
A equipe da Rádio ONU é formada por jornalistas de vários países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Moçambique e Portugal. Para o director de informação da TVI, a parceria reflecte uma "ambição global da emissora" em ampliar sua capacidade de colher notícias.
Impactos
De Lisboa, José Alberto Carvalho declarou à Rádio ONU que o conteúdo será bastante divulgado para a comunidade lusófona em várias nações.
"Em Portugal e em diversos países lusófonos, a TVI tem também a emitir um canal informativo, a TVI 24, que tem uma relevância muito significativa em Portugal e também em alguns desses países de língua portuguesa. E esta parceria com a Rádio ONU em Português vai seguramente ter uma especial visibilidade e impacto na nossa produção noticiosa na TVI 24. Nós estamos muito felizes, muito satisfeitos e estamos ansiosos para começar."
Trabalho Diário
Já a directora da Rádio ONU em Português, Mônica Villela Grayley, acredita que o acordo é um "passo na direcção certa" para ampliar a divulgação de notícias sobre as Nações Unidas para o público português.
"Essa cooperação para nós é muito importante, porque a Rádio ONU produz notícias e programas diariamente sobre as actividades das Nações Unidas para todos os oito países de língua portuguesa. Mas também existem outras 10 nações onde vivem grandes comunidades que falam o português. E Portugal é um país importante para nós e termos essa oportunidade de cooperar com a TVI só reforça o trabalho que a gente tem aqui, esse trabalho diário de produção jornalística."
A cooperação gratuita entre Rádio ONU e TVI será pioneira em Portugal e segue um modelo já adoptado com outras duas emissoras de televisão.
Há mais de um ano, a GloboNews, no Brasil, transmite informações ao vivo repassadas pela equipe da rádio em Nova York. E em janeiro deste ano, a parceria chegou à África, pelo canal Televisão Independente de Moçambique, TIM.
A jornalista Mónica Villela Grayley se prepara para a primeira entrada em directo, a partir da sede da ONU em Nova York. |
Sem comentários:
Enviar um comentário