O Governo adverte que os portugueses que se encontrem nos países afectados pelo vírus do ébola, como são os casos de Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria, devem entrar em contacto com o gabinete de emergência consular, em casos que justifiquem uma emergência, e podem também dirigir-se a embaixadas de países da União Europeia.
Em caso de “problema grave”, os portugueses devem contactar o gabinete de emergência consular, que tem atendimento permanente, através dos números de telefone 707 202 000 ou 961 706 472 ou pelo email gab.emergencia@mne.pt.
Mas em caso de doença, as pessoas terão que ir em primeiro lugar aos serviços médicos locais.
Portugal não tem representação diplomática nestes países, mas os cidadãos podem contactar a embaixada em Dacar, capital do Senegal, ou dirigir-se a uma embaixada de um país da União Europeia perto do local onde residam.
De qualquer forma, desde Abril que o Governo recomenda que os portugueses não viajem para aquelas zonas, por causa do ébola.
A Organização Mundial da Saúde apurou que a epidemia de ébola nestes três países africanos já fez cerca de 1.300 contágios e mais de 700 mortos.
Sem comentários:
Enviar um comentário