COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Permitir salvar a face....

O mediador da CEDEAO, presidente nigeriano Olusegun Obasanjo chegou esta terça-feira em Bissau, onde se encontrou com José Mario Vaz o Presidente, com o objectivo de encontrar uma solução para a crise.


Olusegun Obasanjo não perdeu tempo. Mal saiu do avião na terça-feira à tarde, ele foi para a presidência da Guiné-Bissau, para conversações com José Mario Vaz Presidente. O mediador da CEDEAO nigeriano tinha no bolso um plano de quatro pontos, criado no início do dia em Conakry sob o Presidente guineense Alpha Conde, que foi totalmente investido na resolução da crise.

O plano tem como objectivo permitir que todos possam salvar a face, enquanto a criação de um clima de confiança até ao fim da actual legislatura. Em detalhe, o ex-primeiro-ministro e líder do PAIGC, Domingo Pereira, desistir da oportunidade de recuperar seu posto de primeiro-ministro, perdido devido a um decreto presidencial de 12 de Agosto. A renúncia que desde que o presidente respeite os textos e aceitar sem reservas o nome sugerido na nova consulta.

A oposição ameaçou lançar um impeachment

Além disso, o presidente deve comprometer-se a deixar o governo fazer o seu trabalho. Em troca, ele vai respeitar escrupulosamente as suas prerrogativas. O objectivo da manobra é estabelecer a estabilidade institucional ao longo dos próximos três anos.

Nada é dito, no entanto, que o presidente Vaz aceitar para jogar o jogo. Alguns opositores abertamente cépticos. O líder do Partido da Convergência Democrática (PCD), Viktor Mandingo, mesmo ameaçou lançar contra, o seu impeachment na Assembleia Nacional.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário