COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Caravana portuguesa de ajuda aos refugiados enche dois camiões com 50 toneladas

Partem hoje em direcção à fronteira da Croácia com a Sérvia dois camiões TIR com 50 toneladas de bens que serão doados aos refugiados que lá se encontrem.
A Aylan Kurdi Caravan , o nome é uma homenagem ao menino sírio de 3 anos que morreu afogado na praia turca de Bodrum, nasceu de movimentações nas redes sociais que acabaram por mobilizar a sociedade civil em torno da causa dos refugiados. 


"Queremos demonstrar que o povo português é solidário", escreveu um dos mentores do projeto, o diretor da Startup Lisboa, João Vasconcelos, na sua página de Facebook. 

Inicialmente prevista como uma caravana com três carrinhas, a iniciativa transformou-se numa viagem com dois camiões TIR, cedidos pela empresa transportes Urbanos. Numa semana, o movimento recebeu roupa, calçado, comida não perecível, artigos de higiene e brinquedos que enchem 250 caixas e pesam mais de 1500 quilos. No seu conjunto, as empresas que se associaram ao projeto contribuíram com mais de 40 mil quilos de bens. 

Os bens foram recolhidos em 25 pontos do país que contaram com o apoio de 150 voluntários.
Também foi aberta uma conta bancária que, em apenas 24 horas, angariou 2 mil euros. 

A caravana estabeleceu contactos com as embaixadas e ONG da Sérvia e da Croácia para identificarem os locais onde será mais necessário o apoio dos portugueses. Os dois camiões TIR partem hoje, mas também irá partir uma comitiva de voluntários portugueses amanhã. 

Devido à elevada quantidade de bens recolhidos, nem todos serão levados para a fronteira da Croácia com a Sérvia. Por isso, a Aylan Kurdi Caravan estabeleceu um acordo com o Centro Português de Refugiados que irá receber tudo o que não for transportado para o estrangeiro.




Sem comentários:

Enviar um comentário