COM O TEMPO UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA, FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMO

Joseph Pulitzer

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Situação dramática no Mali. Tráfico e instabilidade

O tráfico de drogas no norte do Mali é um dos factores que mais contribuem para o aumento da instabilidade »no norte do país. E 'o que alguns especialistas citado pela rádio francesa "RFI", segundo a qual o fenómeno seria a base de numerosas violações do cessar-fogo impostas no momento da assinatura da paz entre o governo central e os rebeldes tuaregues em junho.

 
 O volume de tráfego também poderia explicar a presença, em determinados grupos armados, de traficantes conhecidos interessados ​​no controle da cidade do norte estratégico das cidades, conhecido por ser um lugar de passagem para o contrabando de drogas ilegais, em primeiro lugar cocaína. Estes incluem a cidade 'de Anefis, ocupado em agosto pelo governo pró-milícia Gatia, que na verdade quebrou o cessar-fogo imposto em junho.

A assinatura do acordo de paz entre o governo de Bamako e rebeldes tuaregues da Coordenação de movimentos de Azawad (CMA), de acordo com especialistas citados pelo francês emitente, não impediu que as forças no terreno para tentar assumir o controle rotas de trânsito de droga que atinge a África Ocidental para a Europa através do Magrebe. Entre as áreas centrais para o controle de tráfego, incluindo o de Gao, teatro no fim de semana de um ataque armado contra homens da missão da ONU no Mali, Minusma. De acordo com dados do Escritório das Nações Unidas para o Controlo da Droga e Prevenção do Crime, 18 toneladas de cocaína transitaram na África Ocidental em 2010, após um pico de 47 toneladas em 2007.

Em pouco mais "de dez anos, Mali e 'se tornou uma das principais áreas de trânsito para a cocaína da América do Sul para a Europa. Desde 2000, de fato, várias grandes cartéis de drogas, incluindo aqueles colombianos e venezuelanos, eles decidiram fazer da África Ocidental uma rota de passagem para o tráfico de drogas para o velho continente ignorando as vias aéreas e marítimas. Entre os principais países de ancoragem há Guiné-Bissau, Gâmbia e Gana.

De acordo com fontes citadas pelo semanário francês "L'Express", o valor total do volume de cocaína que tenha cruzado o Sahara na última década é perto de 15 mil milhões de euros. De acordo com as mesmas fontes para o tráfico de drogas também levaria vários grupos jihadistas ativos na área, que fornecem serviços específicos relacionados com a logística e segurança dos transportes, do extremo norte do Mali para o Níger e Chade. Desestabilizar o quadro regional acrescenta a implosão da Líbia. De acordo com alguns especialistas a situação de instabilidade "no país norte Africano têm de fato aumentado a circulação de armas na região e tornou mais" frágeis aplicação transfronteiras, beneficiando de fato também traficantes de drogas.

O volume de tráfego e os interesses em jogo em um dos mais 'as entidades pobre do continente duvida da aderência real no terreno dos acordos de paz assinados em junho a mediação política da Argélia. Além disso, como assinalou recentemente em um artigo de análise da ONU publicado em seu site informações, os diferentes grupos armados no norte do país, que se chamam legalistas são na realidade "independente ou não directamente ligadas ao governo de Bamako; Da mesma forma, nem todos os grupos rebeldes estão ligados à coordenação dos movimentos do "Azawad (CMA), sentando-se à mesa das negociações, que, em seguida, pode« exercer pouca influência sobre eles.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário