BRUXELAS, Reino da Bélgica, 14 de julho, 2014 - O Conselho suspendeu hoje as medidas que limitam a cooperação da UE com a Guiné-Bissau, após a realização de eleições livres e credíveis.
O Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, e o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, disse: "Estamos realmente muito satisfeitos com esta decisão, uma vez que permite à UE apoiar as autoridades recém-eleitas em seu caminho em direcção a a reconstrução e estabilização do estado, ajudando-os rapidamente para assegurar funções estatais vitais e prestar serviços sociais básicos à população. "
Embora a decisão de hoje suspende medidas que limitam a cooperação da UE com a Guiné-Bissau, a UE espera que as autoridades bissau-guineenses fazer todos os esforços para cumprir os seus compromissos com a UE como uma questão de prioridade. Estes compromissos foram feitos durante as consultas com a União Europeia em 2011 e dizem respeito, por exemplo, a reforma do sector da segurança, a renovação da hierarquia militar e da luta contra a impunidade.
(fonte: Conselho Europeu)
Sem comentários:
Enviar um comentário